Na noite de 08/05/2023 (segunda-feira), às 19h30min, ocorreu a visita de acompanhamento pedagógico ao Círculo de Cultura do alfabetizador José Lucas.
Inicialmente, os alfabetizandos fixaram os alfabetos nos cadernos e pintaram as sílabas já trabalhadas. Em seguida, deu-se início ao debate da palavra geradora "Barraco", onde foram compartilhadas algumas experiências. Francisco relatou que morava em uma casa de palha coberta de folhas, enquanto Roque nasceu em uma casa de taipa na "Vila do IAPI".
O alfabetizador questionou o motivo pelo qual a Ceilândia tem esse nome e se eles já tinham ouvido falar da "Vila do IAPI". Francisca respondeu que nasceu lá, pois seus pais vieram do Ceará para a construção de Brasília. Seu Francisco relatou que trabalhou com seu irmão Paulo em uma construtora durante o período de construção da capital.
Lucas explicou o significado da palavra "CEI" (Campanha de Erradicação de Invasores), que foi o programa da época que retirou todos os antigos moradores da Vila IAPI em 1975.
Após o debate, ocorreu a leitura individual e coletiva da palavra, bem como a separação da família silábica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário