terça-feira, 2 de maio de 2023

Formação Continuada do Curso para Alfabetizadores de Jovens, Adultos e Idosos e defesa da Democracia, no Polo de Extensão de Ceilândia/Cepafre - (28/04/2023)

Na noite de 28/04/2023 (sexta-feira), de 19 ás 22h, ocorreu mais um encontro no Cepafre – Ceilândia em parceria com a FE/DEX/UnB, iniciando com o lanche coletivo. Em seguida, houve a apresentação do livro “Pedagogia do Oprimido” do educador Paulo Freire. Madalena Tôrres convidou MC Anderson para fazer a abertura com um Rap sobre a Amazônia, sendo muito aplaudido. Magnólia Moura deu continuidade com a música “Cidadão” de composição de Lúcio Barbosa, gravada por Zé Geraldo em 1979 e, anos depois, interpretada por Zé Ramalho. Magnólia apresentou o 1º Capítulo “Justificativa da Pedagogia do Oprimido”, Anderson Natanael (MC Docinho), continuou com o 2º Capítulo “A concepção bancária da educação como instrumento da opressão. Seus pressupostos, sua crítica”; Valéria Lima e Fabianne Silva apresentaram o 3º Capítulo “A dialogicidade: essência da educação como prática da liberdade e, finalmente, Maria Célia Rabelo apresentou “A teoria da ação antidialógica”. 


Após as apresentações, inscreveram-se nove pessoas para o debate com perguntas, ponderações e comentários. Nesse sentido, o debate foi muito rico, levando um dos convidados, Pedro Lacerda, o primeiro vice-presidente do Cepafre, a sugerir que assistíssemos ao filme “Os 7 prisioneiros”, direção de Alexandre Moratto, (2021), duração 96’,  com o ator Rodrigo Santoro, a fim de compreendermos melhor a contradição entre oprimido e opressor. 

Na sequência, ocorreu a leitura das observações por Valéria Lima que, junto com Fabianne Silva observaram a turma da Márcia Ferreira no CEF 34 - Expansão do Setor “O”. Após esse relato, Márcia Pereira de Alencar leu o relatório de observação da turma de Ana Paula Lopes da E. C. 47 e marcamos o próximo encontro para daqui um mês, 26/05/2023(sexta-feira).

Além do grupo do Cepafre, contamos com vários convidados, estudantes de graduação e do mestrado da UnB, integrante do Conselho de Cultura de Ceilândia, ex-alfabetizadores, integrante do Movimento de Trabalhadores por Direitos (MTD), GIlza Maria, Irene Madeira e Juliana Lin Shi An da turma do Curso para alfabetizadores do STJ.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem ao Incansável Euripedes Camargo - 28/09/2024

No dia 28 de setembro de 2024, às 15h, foi realizada uma emocionante homenagem a Eurípedes Pedro Camargo, que foi idealizada pelo Centro de ...