segunda-feira, 29 de maio de 2023

Formação Continuada com debate do filme “7 prisioneiros” e a contradição entre opressores e oprimidos em Paulo Freire – 26/05/2023


Na noite de 26/05/2023 (sexta-feira), às 19h, ocorreu a o debate do filme “7prisioneiros”, direção de Alexandre Moratto (2021), atividade proposta a partir do livro “Pedagogia do Oprimido” (Paulo Freire). no auditório do Polo de Extensão/ Núcleo de Prática Jurídica, na CNN 01, Bloco E, Ceilândia Centro. 
O debatedor foi o professor de filosofia Pedro de Oliveira Lacerda, colaborador do Cepafre e sócio fundador. 
Pedro relatou sobre o trabalho com audiovisual que realizou com outros colegas da rede pública de ensino, que entende pouco de cinema, mas faz um esforço para entender e trabalhar com a juventude.


A maioria do grupo assistiu ao filme e a participação foi excelente. As perguntas foram bem elaboradas e mereceram bastante reflexão, sobre temas como: analfabetismo; condições socioeconômicas dos personagens, condições precárias do trabalho e superexploração dos trabalhadores, trabalho análogo ao de escravo ou escravidão contemporânea, tráfico humano de trabalhadores brasileiros e estrangeiros, contradição entre opressor e oprimido.
O debate foi muito profundo, embora no filme não haja superação da situação opressor-oprimido, pois havia uma cadeia de envolvidos na exploração dos trabalhadores do ferro velho, políticos, polícia, milícia, jagunços, a fim de sustentar a estrutura de opressão.
Ocorreram muitas falas que evocaram alguns autores como Sartre “estamos condenados à liberdade”, Karl Marx e a questão do capitalismo, Jessé de Souza com a elite do atraso e o filósofo do cinema Pasolini, com sua teoria de que “o cinema é a língua da realidade”.
É importante lembrar que em Paulo Freire, a construção da mudança não se dá de A para B e nem de B sobre A, mas A com B, pois “ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo” (Paulo Freire).
Ao final, Madalena Torres agradeceu ao professor Pedro Lacerda pela condução do debate e recomendou a próxima tarefa para leitura freiriana que será Pedagogia da Esperança – Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido.

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