Na manhã de 11/04/2023(terça-feira), das 09 ás 12 horas, a equipe do Centro de Educação Paulo Freire (Cepafre), constituída por quatro formadoras, quais sejam: Áurea Sousa Oliveira, Magnólia Pereira de Moura, Maria Célia Rabelo da Silva e Maria Madalena Tôrres iniciaram o Curso de Formação Inicial para alfabetizadores de jovens, adultos, idosos em parceria com educadoras voluntárias e a equipe de servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ), representada por Rubenite Maria de Sousa Neta da Assessoria de Gestão Sustentável do STJ, no Setor de Administração Federal Sul – SAFS, Quadra 06, Trecho III, Lote 01 - Asa Sul, Brasília - DF, Ceduc - Subsolo do Edifício dos Plenários, Sala CS058.
Esse curso inicialmente foi articulado pela psicanalista Irene Madeira de Carvalho que convidou outras amigas, a fim de formaram uma equipe de voluntárias com a finalidade de alfabetizar o público jovem, adulto e idoso.
Essa turma é constituída por educadoras voluntárias do Plano Piloto, do Guará, de Taguatinga, de Santa Maria e de servidores públicos do STJ que já realizam um projeto da EJA nas dependências do tribunal.
A finalidade do curso é capacitar alfabetizadores na metodologia de Paulo Freire objetivando alfabetizar o público de jovens, adultos e idosos trabalhadores, sendo que, ás atividades da manhã foram encaminhadas pelas seguintes educadoras:
•Animação e Diário de Bordo – Magnólia Moura
•Apresentação da Equipe de Formação e da Programação; •Autoapresentação dos participantes do curso – Áurea Sousa Oliveira;
•Apresentação do CEPAFRE – Madalena Tôrres;
•Vídeo - Paulo Freire na Literatura de Cordel (Costa Senna) – 8min -Debate;
•Apresentação em Ppt - Centenário de Paulo Freire – Madalena Torres;
•Apresentação do Caderno “Alfabetizar é Libertar”(p. 7-8) – Célia Rabelo com;
Houve recomendação de leitura do Caderno Alfabetizar é
Libertar – Tópicos: “Apresentação”, “Círculo de Cultura”, “fluxograma” (p. 07 a
11).
A previsão desse curso é de onze dias, começando em 11/04 e
encerrando em 26/04/2023.
Magnólia reforçou o sentido do Diário de bordo, que se traduz
no relato reflexivo das atividades do dia.
Finalmente, a turma combinou de realizar um lanche coletivo, no dia
seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário