Na noite de 09/03/23, quinta-feira, ocorreu o 9° dia do Curso de Formação Inicial de Alfabetizadores de Jovens, Adultos, Idosos e defesa da Democracia, resultado da parceria DEX/UnB - Cepafre Ceilândia. O encontro iniciou com o professor Gilberto Ribeiro fazendo uma dinâmica de organização dos cursistas por ordem alfabética e a importância dos nomes, dos estados onde nasceram e regiões, também por ordem alfabética, e o grupo participou com muita alegria. Em seguida solicitou ao Carlos Eduardo que lesse o Diário de bordo sobre o dia anterior. Logo depois da leitura, todos lancharam.
Em seguida, Gilberto pediu que se dividissem em 4 grupos, a fim de organizarem a apresentação do texto "a 4ª Carta - Das qualidades indispensáveis aos professores e professoras progressistas", da obra "Professora sim, tia não - cartas a quem ousa ensinar". Os grupos se organizaram e apresentaram as respectivas qualidades e contradições respectivas ao estudo de cada grupo. Gilberto ressaltou questões sobre a importância da democracia defendida por Freire, o equilíbrio, a contradição e a dialética.
Em seguida Madalena Tôrres coordenou o debate sobre o tema "A linguagem do cinema na alfabetização de jovens, adultos e idosos, reatado de sua dissertação de Mestrado. E para concretizar o trabalho apresentou a animação gráfica "Vida Maria", direção de Joelma Ramos, 2006 e que, nele, observassem as seguintes características: gênero, tempo, luz, sombra, trilha sonora, imagens de 1° plano, panorâmica, cenário, temas geradores, onde se deu o ocorrido. Enfim, todas as percepções provindas do grupo com base no filme. Pediu ainda para usarem a reflexão crítica e dar um outro final para esse drama/ animação "Vida Maria" e o porquê. Essa última atividade foi solicitada para postarem no grupo de WhatsApp dos cursistas.
Madalena ressaltou sobre a importância da leitura do livro Pedagogia da Autonomia de Freire (1997) e que a apresentação/debate será no dia 18/03(sábado à tarde). O apoio do lanche aos curso é de dois combativos Sindicatos, o Sinpro-DF e o Sindsep.
Nenhum comentário:
Postar um comentário