segunda-feira, 6 de março de 2023

6º DIA - Formação Inicial de Alfabetizadores de Jovens,. Adultos e Idosos e Defesa da Democracia - 06/03/2023

Na noite de 06/03/23, segunda-feira, ocorreu o 6° dia do Curso de Formação inicial de educadores de jovens, adultos, idosos e defesa da Democracia. O encontro iniciou com o lanche. Logo após,  Valéria fez a leitura do Diário de bordo. Em seguida, Danielle Estrela iniciou o debate sobre a Pós-Alfabetização, seguindo os passos do Caderno Alfabetizar é Libertar. Falou a importância de se retomar a revisão das palavras cujas famílias silábicas apresentaram mais dificuldades e, mesmo que a dúvida seja de uma pessoa, o trabalho da revisão deve ser realizado. 

Depois, o alfabetizador(a) deverá coordenar o debate sobre os meios de comunicação, puxando dos alfabetizandos quais suas experiências com esse tema. Certamente, aparecerá a carta ou, pelo menos, o desejo de poder ter escrito alguma na vida. Bem, mas antes de partir para a produção de cartas, o alfabetizador vai começar a produção de textos de forma progressiva, iniciando com a elaboração de pequenos recados, bilhetes, chegando às cartas ou e-mails. Ela lembrou que muitos dos alfabetizandos já estão inseridos no mundo das tecnologias digitais, com contas em redes sociais e Whatsapp, contudo, a maioria tem muita dificuldade ou, muitas vezes, recorrem mais ao uso da gravação de áudios para se comunicarem.

Como exercício prático, ela entregou um pedaço de papel e propôs que os cursistas fizessem um bilhete com tema livre e, depois, cada um foi lendo o seu. Depois, ela escreveu um desses recados, com a autorização da cursista e simulou a correção no caso de erros de ortografia ou de comunicação. Em seguida, escreveu uma pequena carta no quadro com algumas palavras erradas para fazer a correção coletiva buscando dos próprios alfabetizadores onde estavam os erros.

No segundo momento, Danielle e Nina apresentaram os materiais pedagógicos produzidos para revisão e fixação do que foi trabalhado nos círculos de cultura do ano passado pelo Cepafre (jogos de sílabas e palavras, ordenamento de frases, adivinhas, atividade estruturada (impressa em folha A 4), textos e outros).

Logo após, foram disponibilizados materiais para que os próprios cursistas produzissem atividades diferenciadas para se trabalhar nas turmas e, cada grupo, ficou de apresentar sua ideia aos demais da turma.


Ao final do encontro, o professor de Matemática Edmilson Melo, integrante da diretoria do Cepafre, demonstrou o jogo africano Mancala e colocou os cursistas para jogarem tornando o momento muito lúdico e criando um gostinho de quero mais para o trabalho de aprofundamento das noções matemáticas previsto na programação do próximo dia.









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