segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Reunião virtual do extraordinária dos Fóruns de EJA da região Centro-Oeste - 25/02/2023

Na manhã de sábado (25/02), aconteceu reunião virtual do extraordinária dos Fóruns de EJA da região Centro-Oeste com o objetivo de discutir a seguinte pauta:1 - Auto-apresentação; 2 -  Informes; 3 - Demandas para a reunião dos Fóruns de EJA do Brasil dia 28/02/2023 e 4 - Referendar o nome da professora Joana Durbem (FEJA/MS) como representante dos Fóruns de EJA do Centro-Oeste, junto aos Fóruns das Regiões na coordenação Nacional dos Fóruns de EJA em substituição ao Fórum Goiano – professora Cláudia Borges. A reunião foi coordenada e secretariada pelo o professor Gilberto Ribeiro do Nascimento do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre). A reunião contou com a participação de 18 (dezoito) pessoas.

Pelo GTPA-Fórum EJA/DF estavam presentes, além do Prof. Gilberto Ribeiro, o alfabetizador Anderson Natanael (alfabetizador do Cepafre), a Prof.ª Maria Luiza Pinho Pereira (prof.ª aposentada FE/UnB), a Prof.ª Leila Maria de Jesus do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá/Itapoã - CEDEP, a Prof.ª Vanessa Bonfim e Dorisdei Valente Rodrigues Abrantes professoras da EJA, da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) e Cairo Roberto, Educador Social Voluntário,  e o professor Dimitri Assis Silveira do Instituto Federal de Brasília (IFB/Campus São Sebastião) e a estudante de EJA Brenda Mateus dos Santos do Fórum EJA Goiano estavam presentes as professoras Cláudia Costa Borges e Ana Santana, do Fórum EJA/MS estavam presentes as professoras Maria Joana Durbem Mareco, Lucilene Paniago Trindade, Síntia Fabiana Alves de Mello, Liliam Cristina Caldeira, Maria Madalena, Augusto Teixeira e do Fórum EJA/MT a professora Sônia Gonçalina Pereira.

Informes: Cláudia Borges informou que no dia 28/02/2023 (3ºf.) acontecerá a primeira reunião dos Fóruns de EJA do Brasil e devemos fazer os seguintes encaminhamentos:  - Demandas da região Centro-Oeste; - Demandas para a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e - A pauta do Nacional: EREJAs, I Esquenta ENEJA (Currículo da EJA).

Dimitri fez as seguintes sugestões no que se refere às demandas da Secadi: Retomada da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (Cnaeja); Seminário de formação; Políticas Públicas (rever a questão do Fundef); Retomar o debate de Programas ou não; Discutir a evasão escolar ou o baixo número de estudantes que conseguem concluir, Agente comunitário da EJA, Bolsa permanência para os estudantes da EJA; Articulação do PNE; Modificar o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para favorecer o estágio nas turmas da EJA; Incentivar de forma positiva o sistema patronal ceder parte do horário de trabalho para os trabalhadores (as) estudar. Lilian sugeriu tornar obrigatória a informação de escolarização dos responsáveis pelos menores de idade (no ato da matrícula destes). Isso possibilita identificar a demanda local para a EJA e enfraquecer os argumentos para fechamento de turmas já existentes de EJA. 

Gilberto sugeriu que as pessoas que estão no Cadastro Único sejam encaminhadas para as escolas mais próximas de suas residências. Além dessas sugestões as professoras Dóris, Lilian, Sônia, Ana e Vanessa, também colaboraram com as sugestões. Maria Luiza ressaltou que se deve ter como eixo central o trabalho, o público da EJA é composto de trabalhadores (as), são os pais dos estudantes do ensino regular. Ressaltou que a escola pública é o único equipamento público que chega na periferia da periferia, então ela deve ser responsável pela educação dos (as) moradores (as) de todo seu entorno, uma escola para trabalhadores (as) com os (as) trabalhadores (as). Destacou que adolescente deve estudar, essa deve ser sua prioridade.

Para concluir, Joana destacou o desafio como a representante dos Fóruns de EJA do Centro-Oeste nos Fóruns da Região na coordenação Nacional dos Fóruns de EJA em substituição ao Fórum Goiano a professora Cláudia. Ressaltou que será uma ação para fortalecimento do coletivo, estará em nome do coletivo dos Fóruns de EJA do Centro-Oeste. Cláudia destacou que esse processo iria acontecer independente de sua ida para Secadi e que o nome de Joana tem todo um respaldo de sua trajetória no FEJA/MS. Maria Luiza falou que Joana tem uma caminhada com acúmulo em sua trajetória na educação solidária tendo o público da EJA com o olhar de trabalhadores (as) para além de serem estudantes.  

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