Na noite de 10/02/2023 (sexta-feira), aconteceu a reunião virtual do GTPA-Fórum EJA/DF com o objetivo de discutir a seguinte pauta: 1 – Auto apresentação; 2 - Análise de Conjuntura; 3 – Informes; 4 – Retomada da discussão com o Ministério Público/Plano Distrital de Educação (PDE) - Meta 09 - EJA integrada à educação profissional. A reunião foi coordenada pela professora Dorisdey Valente Rodrigues Abrantes, professora da EJA e o professor Gilberto Ribeiro do Nascimento do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre) que secretariaram a reunião. O encontro contou com a participação de 14 (quatorze) pessoas e, pelo Cepafre, além do Prof. Gilberto Ribeiro, estava o Prof.º Waldek Batista dos Santos (presidente). Estavam também a Prof.ª Maria Luiza Pinho Pereira (prof.ª aposentada FE/UnB), a Prof.ª Leila Maria de Jesus, Maria de Lourdes, Samara dos Santos Silva (Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá/Itapoã - CEDEP), a Prof.ª Vanessa Bonfim, Cairo Roberto, Indira Rehem, João Kerginaldo, João Macedo, Nadir Menezes professores da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) e Julieta Borges Lemer Sobral (Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais – GENPEX).
Em seguida teve início dos informes. Dóris informou que a EJA está em uma grade que não existe mais, é necessário a SEEDF seguir as Diretrizes Operacionais da EJA. Gilberto informou que aconteceu no dia 08/01 a reunião do Fóruns de EJA da Região Centro-Oeste onde a pauta principal foi a substituição do nome da Cláudia Borges (Fórum Goiano/EJA) pela Joana Durbem (Fórum de EJA/MS). Retomada da discussão com o MP PDE - Meta 09 EJA integrada à educação profissional; Indira destacou que a EJA EaD tem um papel de acolhimento, é mais uma possibilidade da EJA e parte de um todo, que proporciona o acesso aos estudantes que não podem comparecer presencialmente.
Após diversas contribuições com esse ponto foram dados os seguintes encaminhamentos: Protocolar o documento na SEEDF, aguardar no máximo 24 horas para resposta, em seguida judicializar e protocolar no MP. O GTPA-Fórum EJA/DF deverá agendar uma reunião com Sinpro/DF e demais sindicatos (Sindicato dos Trabalhadores nas Associações Comunitárias e Demais Prestadores de Serviços Terceirizáveis em Parceria ou Conveniados da Limpeza Urbana do Distrito Federal (Sindlurb), Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário, Prestação e Serviços Terceirizáveis no Distrito Federal (Sindiserviços), Sindicato dos Comerciários do Distrito Federal (Sindicom), Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares, Lanchonetes e Similares do Distrito Federal (Sechosc) e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Terrestres do Distrito Federal (Sittrater). Retomar contatos com as demais entidades do movimento social (Caremas-Recanto das Emas, Casa de Paulo Freire – São Sebastião, Cepacs - Sobradinho, Ceacs – Samambaia e a CUFA). O documento a ser protocolado na SEEDF com 18 pontos deverá conter a situação das instalações das grades no sistema prisional. A Próxima reunião será no dia 04/03/2023 - sábado, às 9h, presencialmente no auditório do Sindsep.
Nenhum comentário:
Postar um comentário