segunda-feira, 8 de agosto de 2022

XVII Encontro Nacional de Educadores de Jovens e Adultos - XVII ENEJA - 4 a 7/08/2023

De 04 a 07 de agosto de 2022 a delegação do GTPA - Fórum EJA/DF, participou do Encontro Nacional de Educadores de Jovens e Adultos - XVII ENEJA em Florianópolis/SC, que foi composta por 07 delegados (as): segmento estudante de EJA,  Brenda Mateus dos Santos, segmento movimento popular: Samara dos Santos Silva - Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã (CEDEP), Gilberto Ribeiro do Nascimento - Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (CEPAFRE) e pela coordenação do GTPA - Fórum EJA/DF, pelo segmento sindical: Luciano Matos de Souza - Sindicato dos Professores do DF (SINPRO-DF) e CEPAFRE, segmento estudante universitário: Anderson Natanael Silva Lima (Cepafre) e Joyce Cristine da Silva Carvalho e representando o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) a professora Maria Luiza Pinho Pereira. O XVII ENEJA/SC teve a participação de 202 delegados (as) presenciais, 9 de forma virtual e 54 participantes credenciados, sem direito a voto, os estados ausentes foram o Acre, Maranhão e Mato Grosso.

O evento aconteceu no auditório da Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha - CUT/SC. A mesa de abertura foi coordenada pelo professor Daniel Godinho Berger do Fórum EJA/SC, onde diversas autoridades locais se fizeram presentes. O palestrante da segunda mesa de abertura do evento foi o professor Dr. Ricardo Luiz Coltro Antunes, professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) mediado pela professora Dra. Edna Castro de Oliveira da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e membro fundadora do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Espírito Santo. Aconteceram as reuniões por eixos, onde os Grupos de Trabalhos (GTs) eram constituídos conforme os segmentos, compostos por segmentos de estudantes, professores (as) da EJA, movimentos socias, estudantes e professores (as) universitários, gestores (as) e também reuniões por regiões.

Na plenária geral o professor Dr. Pedro de Carvalho Pontual, fez a exposição sobre o Conselho de Educação Popular da América Latina (CEAAL) no qual Paulo Freire foi um dos fundadores desse Conselho, em Manágua (Nicarágua) no ano de 1993, ressaltou a importância dos Fóruns de EJA do Brasil fazerem parte do CEAAL. Ao final Anderson, MC Docinho, da delegação do GTPA - Fórum EJA/DF cantou um rap de sua autoria em homenagem ao ENEJA e outro em defesa da Amazônia, foi calorosamente aplaudido.

Na plenária final foi discutido os pontos pendentes nos GTs, a substituição da professora Maria Luíza no FNPE, também foi votado e aprovado a inserção dos Fóruns de EJA do Brasil no CEAAL. O XVII ENEJA teve como resultado cinco cartas: Carta do XVII ENEJA de Florianópolis aos gestores, Carta aos IES, Carta aos movimentos sociais, Carta aos trabalhadores da educação e Carta aos educandos. Foi apresentado pela professora Maria Margarida Machado do Fórum Goiano a Proposta do Portal dos Fóruns de EJA - com uma nova arquitetura da informação. As cartas estão disponíveis no Portal dos Fóruns de EJA do Brasil (http://www.forumeja.org.br/). Foi aprovado a cidade de Belém/PA para ser a sede do próximo ENEJA em 2024.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate-diálogo: Uma aproximação das ideias de José Marti e de Paulo Freire com o universitário Johansen Reyes (Cuba) - 18/10/2024

No dia 18/10/2024 (sexta-feira) realizamos nosso encontro de formação continuada, contando com a presença do residente cubano Johansen, part...