quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Visita da turma do 7° Semestre de Pedagogia do IFB de São Sebastião – DF ao Cepafre/Ceilândia – (02/08/2022)

Na manhã de terça-feira (2/8/2022), Maria Madalena Tôrres representante da Diretoria do Cepafre e o associado Gilberto Ribeiro do Nascimento receberam a turma do professor Dimitri  Assis Silveira, do 7° semestre, do Curso de Pedagogia, do Campus do IFB de São Sebastião - DF. O tema foi o caderno Alfabetizar é libertar no contexto do "método" Paulo Freire. No início todos se apresentaram, o professor Dimitri apresentou algumas questões que gostaria que a turma soubesse sobre o Cepafre, sua história e a construção do Caderno Alfabetizar é libertar. Madalena falou dos antecedentes históricos do Cepafre em 1985, sua fundação em 1989 e contextualizou a memória da construção do caderno desde o início do projeto de extensão com as professoras Laura Maria Coutinho e Maria Luiza Pinho Pereira em 1992 e, ao longo do tempo, como veio sendo atualizado com novas experiências e escritos pela equipe de organizadores: Danielle Estrela Xavier, Gilberto Ribeiro do Nascimento  e Maria Madalena Tôrres. Quanto à organizadora Danielle Estrela, foi justificada sua ausência por estar em sala de aula.


Gilberto falou sobre a pesquisa do universo vocabular, o passo a passo do “Método” Paulo Freire, do roteiro de orientação do debate das palavras geradoras. Madalena complementou sobre o aprofundamento da leitura e da escrita e as noções básicas de matemática com foco na realidade na Pós-alfabetização. 

Houve algumas questões específicas sobre a metodologia de trabalho por parte dos estudantes e do professor Dimitri, as quais foram devidamente esclarecidas por Gilberto e Madalena.

Os estudantes receberam um Kit do Cepafre contendo os seguintes materiais:

1)     DVD – Paulo Freire na literatura de Cordel, Direção: Tânia Quaresma. Autor do cordel – Costa Senna. Realização UnB/DEX e parcerias. Semana Universitária - 90 anos de Paulo Freire, 6 min, 2016.

2)     Documentário Paulo Freire – Educar para transformar. Direção Tânia Quaresma. Realização Fundação Banco do Brasil e parcerias. Projeto Memória, 28 min., cor, 2005.

3)     Paulo Freire – O educador Brasileiro cidadão do mundo, Cepafre, 1996. Transcrição da palestra de Paulo Freire pelo professor Manoel Gomes de Olinda.

Madalena doou dois livros de sua autoria para que Dimitri sorteasse na turma, cujo título é “O cinema como linguagem na alfabetização de jovens e adultos trabalhadores”, Brasília-DF: ArtLetras, 2018.

O encontro foi bem proveitoso, a turma bem participativa e os questionamentos bem instigadores. Ao final, todos lancharam, pousaram para fotos coletivas e individual, próximos à pedra com as mãos impressas de Paulo Freire e, principalmente, ao lado do banner de Paulo Freire em tamanho natural. 

O tempo foi curto, uma vez que a distância entre as duas cidades é bem significativa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate-diálogo: Uma aproximação das ideias de José Marti e de Paulo Freire com o universitário Johansen Reyes (Cuba) - 18/10/2024

No dia 18/10/2024 (sexta-feira) realizamos nosso encontro de formação continuada, contando com a presença do residente cubano Johansen, part...