● Informes;
● Avaliação das visitas de acompanhamento pedagógico;
● Planejamento do próximo encontro presencial.
Madalena Tôrres
informou que na segunda-feira (02/05/22), às 16h, a convite da professora Vanildes Gonçalves dos Santos, realizou uma formação sobre o “Processo
de desenvolvimento das noções matemáticas” que consta no Caderno “Alfabetizar é
libertar”, páginas de 48 a 56, publicação do Cepafre, o qual é também utilizado
pelos educadores do Programa de Alfabetização
Cidadã (PAC). O encontro dos educadores
do PAC ocorreu na Universidade Católica de Brasília, no bloco M, sala M209,
de forma presencial, visto que o Cepafre é um
dos parceiros desse programa.
Waldek relatou sobre a reunião com a
equipe do Instituto Unibanco e da reunião do Conselho do FUNDEB/DF, ambas no
dia 28/04/2022 em horários diferentes.
Nina
Fernandes (coordenadora pedagógica) discorreu sobre as visitas que fez à turma
de Nelson Fernandes na E.C. 66 – Sol Nascente. Ele estava trabalhando a palavra
geradora “Barraco”, a turma está bem desenvolvida, elogiou o alfabetizador no
sentido de que tem uma letra bonita e legível, o quadro bem organizado, a mesa
do alfabetizador também com os materiais pedagógicos necessários e todos estão
lendo aos poucos.
Quanto à
visita à turma da Maria do Socorro, no CEF 19, também elogiou a organização, a
desenvoltura da alfabetizadora, após muitas avaliações e Madalena completou sua
avaliação à turma da educadora em três momentos: o que está adequado à
metodologia freiriana, o que precisa adequar e os pontos positivos.
Após as
avaliações, educadores e educadoras tiveram direito à fala para dizerem o que
acharam das avaliações e, entre uma e outra ponderação, todos acharam que devem
continuar a busca ativa e realizar melhor o processo metodológico, com estudo e
pesquisa do material já existente no Cepafre.
Várias
ideias surgiram para as revisões, tais como: utilização de imagens de revistas, recorte e
colagem, materiais existentes na casa, como utensílios de cozinha, da sala e dos quartos, bem selecionados, para que consigam formar palavras com as famílias já estudadas.
Finalmente,
foi solicitado para a próxima reunião presencial que levem os cadernos, a fim de que construam os planejamentos coletivamente.
O encontro foi concluído, às 21h45min, com a ausência de um educador que não conseguiu acessar a plataforma Google Meet.
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