segunda-feira, 9 de maio de 2022

Formação Continuada de Alfabetizadores de jovens, adultos e Idosos - (06/05/22)

 Na sexta-feira (06/05/22), às 19h30min, via Google Meet, ocorreu mais uma reunião de formação continuada de alfabetizadores de jovens, adultos e idosos do Cepafre, cuja pauta discutida foi:

● Informes;

● Avaliação das visitas de acompanhamento pedagógico;

● Planejamento do próximo encontro presencial.

Madalena Tôrres informou que na segunda-feira (02/05/22), às 16h, a convite da professora Vanildes Gonçalves dos Santos, realizou uma formação sobre o “Processo de desenvolvimento das noções matemáticas” que consta no Caderno “Alfabetizar é libertar”, páginas de 48 a 56, publicação do Cepafre, o qual é também utilizado pelos educadores do Programa de Alfabetização Cidadã (PAC). O encontro dos educadores do PAC ocorreu na Universidade Católica de Brasília, no bloco M, sala M209, de forma presencial, visto que o Cepafre é um dos parceiros desse programa.

Waldek relatou sobre a reunião com a equipe do Instituto Unibanco e da reunião do Conselho do FUNDEB/DF, ambas no dia 28/04/2022 em horários diferentes.


Nina Fernandes (coordenadora pedagógica) discorreu sobre as visitas que fez à turma de Nelson Fernandes na E.C. 66 – Sol Nascente. Ele estava trabalhando a palavra geradora “Barraco”, a turma está bem desenvolvida, elogiou o alfabetizador no sentido de que tem uma letra bonita e legível, o quadro bem organizado, a mesa do alfabetizador também com os materiais pedagógicos necessários e todos estão lendo aos poucos.

Quanto à visita à turma da Maria do Socorro, no CEF 19, também elogiou a organização, a desenvoltura da alfabetizadora, após muitas avaliações e Madalena completou sua avaliação à turma da educadora em três momentos: o que está adequado à metodologia freiriana, o que precisa adequar e os pontos positivos.

Após as avaliações, educadores e educadoras tiveram direito à fala para dizerem o que acharam das avaliações e, entre uma e outra ponderação, todos acharam que devem continuar a busca ativa e realizar melhor o processo metodológico, com estudo e pesquisa do material já existente no Cepafre.

Várias ideias surgiram para as revisões, tais como: utilização de imagens de revistas, recorte e colagem, materiais existentes na casa, como utensílios de cozinha, da sala e dos quartos, bem selecionados, para que consigam formar palavras com as famílias já estudadas.

Finalmente, foi solicitado para a próxima reunião presencial que levem os cadernos, a fim de que construam os planejamentos coletivamente.

O encontro foi concluído, às 21h45min, com a ausência de um educador que não conseguiu acessar a plataforma Google Meet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reunião com a representação do Projeto Saúde Ocular e Cidadania no Superior Tribunal de Justiça (STJ) – 26/11/2024

No final da manhã de terça-feira, 26 de novembro de 2024, das 12h30 às 13h30, ocorreu uma reunião no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com...