Como parte da celebração do Centenário de vida do educador Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, na manhã de sexta-feira, 17/09/2020, foi realizada a cerimônia de descerramento da placa em sua homenagem, para registrar sua participação, acompanhado de sua esposa Nita Freire na solene instalação do I Fórum Regional do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos em Ceilândia (Foralfa), realizado, em 30/08/1996, no Centro de Múltiplas Funções, mais conhecido como “Quarentão”, onde, atualmente, é o Restaurante Comunitário.
Estiveram presentes a professora Maria Madalena Tôrres, integrante da diretoria do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre), o professor Gilberto Ribeiro do Nascimento do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem) e GTPA - Fórum EJA/DF, a Professora Eliceuda França do Sindicato dos Professores no DF - Sinpro/DF - Diretoria Colegiada e também representou o Movimento Pró-Universidade de Ceilândia - Mopuc, Dr. Leonardo Rabelo, Presidente da Subseção da OAB de Ceilândia acompanhado do Advogado Edilson Barbosa, a Sra. Dolores Ferreira, Diretora de Equipamentos - Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Subsan), acompanhada de Larissa Gildino, Gerente Regional de Segurança Alimentar e Nutricional de Ceilândia Sul, o professor Carlos Ney Menezes Cavalcante, Coordenador da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia - CREC, a professora Fabrícia Estevão da Silva, Chefe da Unidade de Educação Básica de Ceilândia - Unieb, a professora/Diretora Lilian Cristina da Ponte e Sousa Sena, Diretoria de Educação de Jovens e Adultos - Dieja, professor aposentado Nelson Moreira Sobrinho, Assessor parlamentar do Dep. Chico Vigilante (PT), Yasmim Whitney Moura do alfabetizadora do Cepafre; Francisco Monteiro do Mundo Notícias e Eduardo Gonçalves - Presidente da Cooperativa de Revistas e Jornais do DF e Entorno.
Aconteceu uma breve autoapresentação de todos presentes. Em seguida, a professora Madalena falou da importância histórica da cerimônia, comentou sobre as entidades que estavam envolvidas nesse evento e agradeceu ao Sinpro/DF pelo patrocínio da placa. Fez um breve histórico de como foi a passagem de Paulo Freire e sua esposa Nita Freire em nossa cidade. O professor Gilberto agradeceu a presença de todos e todas que colaboraram para que esse evento fosse viabilizado. Depois, a placa foi descerrada. A professora Eliceuda viabilizou pelo Sinpro/DF um fotógrafo para filmar e fotografar esse momento histórico. Para que esse evento fosse realizado foram envidados esforços do Cepafre, GTPA - Fórum EJA/DF e Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia (CREC) a partir de um ofício para a Administração Regional de Ceilândia em parceria com da Subseção da OAB de Ceilândia. Ao final da sessão de fotos todos em uma só voz afirmaram: Paulo Freire Vive!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário