Na noite de 08/07/2020 (quarta-feira),
às 19h, ocorreu uma uma formação por meio de uma live para o “Primeiro Segmento
da EJA: os desafios e as possibilidades do retorno às aulas”, via Google Meet:
oow-hfsj-wbx. Este encontro foi planejado pelas CREs de Ceilândia e do Recanto
das Emas, mas observou-se que havia pessoas de 14 CREs, com um número
expressivo de 200 professores(as), a maioria de Ceilândia e Recanto das Emas.
A abertura foi realizada por Lilian Cristina da P. e S. Sena -
diretora da Diretoria de Educação de Jovens e adultos (Dieja) e a fala de
Simone de Almeida Alves de Souza da Unieb. O Professor Elvis Vilela Rodrigues
da Coordenação Regional do Recanto das Emas coordenou o encontro organizando a
fala de cada palestrante, as perguntas e considerações dos professores e os
questionamentos postadas no Chat.
Elvis convidou a professora Maria
Madalena Tôrres do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre) para
fazer a fala sobre “busca ativa” na EJA, a partir de sua experiência como
educadora popular no Cepafre. A professora falou de três aspectos da busca
ativa, quais sejam: utilização dos meios como o 156, opção 2, o balcão das
secretarias das escolas que ofertam a modalidade EJA, que são as opções
oferecidas pelo governo, mas também, relembrou o Art. 5º da Lei 9.394/96 (LDB,
sobre O acesso à educação básica obrigatória que é direito público subjetivo,
podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária,
organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e,
ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.
("Caput" do artigo com redação dada pela Lei nº 12.796, de 4/4/2013)
§ 1º O poder público, na esfera de sua competência federativa,
deverá: (Parágrafo com redação dada pela Lei nº 12.796, de 4/4/2013)
I - recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade
escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica;
(Inciso com redação dada pela Lei nº 12.796, de 4/4/2013)
II - fazer-lhes a chamada pública;
Madalena lembrou que na educação popular a aproximação dos sujeitos da EJA é
muito importante, a fim de saber a quem se está buscando; por isso é
fundamental realizar o corpo a corpo na comunidade, com visitas às residências,
com bate papo informal, carro de som, mídia apropriada para o chamamento do
público da EJA, cartazes a serem afixados no comércio local, visitas a locais
coletivos como prefeituras comunitárias, associações, avisos nos finais das
missas, cultos, centros espíritas etc.
A professora Eliane Maria Sarreta deveria ser a próxima a falar,
contudo teve um problema e não pode participar. Houve a apresentação de um
vídeo “Escola em Casa – Juntos na EJA”, a primeira fala no vídeo foi da prof.
Leda Bitencourt, sobre as preocupações com a Educação em tempos de pandemia,
aulas na plataforma, aulas veiculadas pela TV e atividades impressas, além de
incentivar os alunos a não desistirem, a fim de realizar seus sonhos como tirar
a carteira de motorista etc. Depois, a professora Mohara Guimarães deu
continuidade falando sobre a importância de todos retornarem à escola, mas de
um jeito diferente, por enquanto ficando em casa, mas acessando o conhecimento
por meio virtual e apresenta a 1ª aula.
A professora Marli Vieira Lins de Assis trouxe uma vídeo aula
com um exemplo a partir da história de vida do Senhor Francisco dos Santos
Galisa de 44 anos, nascido em Timon-MA. Desde 8 anos trabalhava na roça e não
pôde estudar, fazia parte de uma família numerosa. Com 23 anos de idade
veio para a cidade de Sobradinho morar com o primo Tião e conseguiu emprego de
jardineiro. Se casou e foi morar em Samambaia, estudou e aprendeu a ler e a
escrever.
A partir dessa história Marli propõe trabalhar as vogais do nome
de Francisco, o nome completo, as consoantes, os sons da palavra, a origem do nome,
identidade, outras histórias de vida, os conhecimentos matemáticos na realidade
social, como a idade, os números da vida, números pares e ímpares,
antecessores, sucessores, as operações matemáticas e até sistema monetário. A
história de vida pode estar em áudio, pode ser narrada, pode perguntar se de
onde Francisco veio é perto ou longe, aí entram conceitos geografia de
distância, o mapa com os estados. Questiona-se até onde podemos ir com os
estudos, se podemos melhorar como pessoa e melhorar de vida.
O último momento foi de perguntas e surgiram várias que foram
devidamente respondidas e esclarecidas pelas professoras palestrantes, por
Leda, Lilian e Simone.
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