quarta-feira, 3 de junho de 2020

Reunião Pública Interativa - Combate à Covid-19 - (02/06/2020)

Na manhã de 02/06/2020 (terça-feira), o Deputado Distrital Leandro Grass realizou uma “Reunião pública interativa” com o tema “A força dos SUS no combate à Covid 19”, de 9h30 às 12h, com a presença dos profissionais do SUS, representante da SES, Universidade de Brasília, usuários  e um público de mais de mil pessoas participantes no chat do YouTube.

O deputado fez a abertura da reunião às 9h30min falando que o Sistema Único de Saúde é uma das conquistas mais importantes em nosso país. Mas, infelizmente, a falta recorrente de medicamentos, insumos, leitos e ferramentas básicas de trabalho somadas à carência de profissionais para atuar à frente da elevada demanda é uma constante. Com o advento da COVID-19, o cenário da saúde ficou ainda mais problemático, tanto para os usuários, como para os servidores da área. 

 Para falar sobre esse assunto, às 9h40min passou a palavra à primeira palestrante Heloisa Helena (Enfermeira, sanitarista epidemiologista, professora e ex-senadora pelo estado de Alagoas que fez uma “Análise da conjuntura nacional”. Às 9h50, Wagner Martins (Dr. em Saúde Pública Professor, Economista) discorreu sobre “Políticas públicas para a vida: desenvolvimento saudável e sustentável”. Às 10h00, foi a vez de Paulo Feitosa (diretor-geral do Hospital Regional da Asa Norte - HRAN); ex-chefe do serviço de Tisiologia e Pneumonia do Hospital Regional do Gama-HRG e do serviço de doenças torácicas do HRAN) que fez um relato de  “Como estava o sistema de saúde no DF antes da Covid 19”. Às 10h10, Estevão Rolim  (Médico da Família da Secretaria de Saúde, professor da Universidade de Brasília e criador da Escola de Pacientes do DF), ponderou sobre o Contexto da saúde na pandemia. Às 10h20, o Dr. Rodrigo Luciano Bandeira de Lima (Médico de família no DF e atual diretor de exercício profissional da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e da Comunidade) explanou sobre “A pressão que o Coronavírus está impondo sobre o sistema de saúde no DF e qual reflexo disso nas Unidades Básicas de Saúde? Às 10h30, Jeovânia Rodrigues Silva (Presidenta do Conselho de Saúde) tratou do assunto, “Análise das principais deficiências do sistema na pandemia”. Às 10h40  foi o tema “A voz da usuária” com a professora Maria Madalena Torres (Vice-presidente do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia,  da equipe de Coordenação do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor – MOPOCEM, ex-conselheira do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Saúde do Campus Ceilândia) que expressou sobre as preocupações que o movimento social de Ceilândia têm com o surgimento da Covid 19,  a pandemia Covid-19 joga luz sobre as fragilidades nos processos de trabalho que visam promover saúde, as dificuldades de acesso à atenção primária, secundária e terciária e as consequências disso para o povo mais vulnerável, pelo desemprego e pelas desigualdades sociais. Às 10h50 - Deuzani Noleto (Integrante do Comitê Comunitário de Combate à Covid-19 da Estrutural, representando o Movimento de Educação e Cultura da Estrutural – MECE) tratou de “Como a sociedade civil tem se organizado para o enfrentamento à Covid-19? Às 11h, o Deputado Distrital Leandro Grass fez as considerações do público no Portal E-democracia. Às 11h10, o Dr. Luciano Moresco Agrizzi (Subsecretário de Atenção Integral à Saúde), fez algumas considerações como o governo está fazendo o combate à pandemia, o fornecimento dos insumos, medicamentos, atuação dos profissionais, hospitais de campanha, entre outros. Finalmente, às 11h50, o Deputado Distrital Leandro Grass fez as considerações finais sobre as metas previstas na agenda 2030 da ONU que são oportunidades para que todas os setores da sociedade unam esforços capazes de avaliar o atual cenário, no sentido de buscar a promoção de saúde por meio do cuidado e da prevenção.

Esta última sofre pressão de forma mais imediata devido à velocidade da contaminação e do agravamento do quadro do paciente. A redução de investimentos em pesquisas deixa o sistema de saúde vulnerável para lidar de forma efetiva com várias demandas que se apresentam.

A partir desse cenário e olhando as realidades do Distrito Federal, o seu mandato do promoverá reuniões públicas interativas com gestores, membros do judiciário, pesquisadores, profissionais da saúde e usuários do SUS na busca por caminhos para melhoramento do atendimento do sistema de saúde no DF e construção de alternativas para o seu fortalecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO (conforme o Art. 12 §4º do Estatuto do Cepafre) - 2024

Convocamos os associados e as associadas do Cepafre a comparecerem para a Assembleia Ordinária de eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal ...