segunda-feira, 18 de março de 2019

Projeto "Andar a Pé": Safari Urbano na Ceilândia (16/03/19)

No sábado (16/03/19), ocorreu o Safari Urbano em Ceilândia, promovido pela “Associação andar a pé”, alunos da UCB, alunos e professor da UnB, em parceria com o Cepafre Ceilândia/Mopocem e comunidade.


Na parte da manhã, foram percorridos vários trajetos, quais sejam: Guariroba – Ceilândia Sul, Setor O e Ceilândia Centro. Para cada trajeto havia um mobilizador, estudantes universitários, e um responsável direto da Associação andar a pé, como: Benny Schvasberg, Wilde Cardoso, entre outros. 

O objetivo do Safari foi diagnosticar, in loco, a situação do pedestre no espaço urbano em Ceilândia, bem como propor alternativas para melhorar seu bem-estar e reduzir acidentes. Madalena Tôrres do Cepafre/Mopocem simulou a situação de uma cadeirante e Nina Fernandes simulou a situação de um deficiente visual, sendo que, as duas testemunharam não ter sido fácil enfrentar o excesso de obstáculos no caminho percorrido. Marina Ximenes Melo, trouxe um carrinho de bebê e sua filha Liz, a fim de demonstrar o que passam as mães com seus bebês, caminhando pelas vias acidentadas de Ceilândia. Os grupos observaram o tempo de semáforo, o estado das calçadas, os recuos, a sinalização, a conservação de ruas, calçadas e seus degraus, piso tátil, bueiros, faixas de pedestre, lixeiras públicas e se tudo isso permite um trajeto seguro aos pedestres, deficientes visuais e cadeirantes.

No intervalo, os grupos se encontram para o almoço no restaurante "Chapéu de Couro" na Ceilândia Centro.

Foi uma experiência importante, visto que, a Ceilândia foi observada com um olhar mais crítico, no sentido de perceber a realidade que se tem e a que se espera construir, a partir da da luta do movimento.
Participaram pelo Cepafre/Mopocem: Edmilson Melo, Ernandes Oliveira, Gilberto Ribeiro, Marilda Medeiros, Madalena Tôrres, Nina Fernandes, Viridiano Brito, Sérgio Ximenes, Marina Ximenes, Maria do Socorro Leitão, representantes do Gabinete dos Distritais, Arlete Sampaio e Chico Vigilante, 4 representantes do DETRAN - DF e 2 da Secretaria de Planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate-diálogo: Uma aproximação das ideias de José Marti e de Paulo Freire com o universitário Johansen Reyes (Cuba) - 18/10/2024

No dia 18/10/24 realizamos nosso encontro de formação continuada, contando com a presença do residente cubano Johansen, participante do proj...