Na Noite de quinta-feira (12/04/2018), ocorreu a formação de professores da Escola Classe P. Norte - Rua da Cascalheira, St. de Ch – Setor Habitacional Sol Nascente (Ceilândia Norte). A equipe da EJA da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia solicitou a colaboração do CEPAFRE para realização da formação no “método” Paulo Freire, para os professores, uma vez que houve a oferta do 1º Segmento da EJA na escola. A professora Madalena Torres, vice-presidente do CEPAFRE, aceitou o convite e se prontificou a colaborar na formação dos professores.
Dias antes, em 29/03, a equipe da EJA da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia(CREC), havia participado de uma reunião com a direção Escola Classe P. Norte, Magda Pereira da Silva e Linconl Sabóia Alves e coordenadores e supervisores pedagógicos da escola, bem como a representante da direção do Centro de Educação Paulo freire de Ceilândia (CEPAFRE), no sentido de organizar o trabalho solicitado. Assim, Madalena Torres falou nessa reunião sobre o trabalho do CEPAFRE, o histórico, a metodologia de trabalho e objetivos alcançados nesses 26 anos de atividade na Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores (AJAIT). Nesse sentido ficou acordado que o primeiro encontro seria entre o grupo da escola, para o estudo do Caderno I de Formação de Educadores (material do CEPAFRE) e Madalena Tôrres que já havia firmado compromisso com os professores da EJA de Valparaiso I, mas que retornaria para ouvir as impressões de todos sobre o material lido e iniciar a oficina sobre o “método” Paulo Freire.
No primeiro momento, Madalena pediu a todos que fizessem o relato sobre as impressões que tiveram do material. A maioria gostou muito do material, adjetivando-o de simples, claro e objetivo. As avaliações do trabalho também foram muito positivas.
Madalena apresentou para o próximo encontro uma proposta de leitura dos 5 cadernos do MEC, quais sejam: 1) Alunas e alunos da EJA; 2) A sala de aula como um grupo de vivência e aprendizagem, 3) Observação e Registro; 4) Avaliação e Planejamento; e 5) O processo de aprendizagem dos alunos e professores.
No dia 26/04, Madalena retornará à escola para assistir à apresentação dos grupos de estudo dos cadernos da EJA, que serão formados para esse fim.
Dias antes, em 29/03, a equipe da EJA da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia(CREC), havia participado de uma reunião com a direção Escola Classe P. Norte, Magda Pereira da Silva e Linconl Sabóia Alves e coordenadores e supervisores pedagógicos da escola, bem como a representante da direção do Centro de Educação Paulo freire de Ceilândia (CEPAFRE), no sentido de organizar o trabalho solicitado. Assim, Madalena Torres falou nessa reunião sobre o trabalho do CEPAFRE, o histórico, a metodologia de trabalho e objetivos alcançados nesses 26 anos de atividade na Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores (AJAIT). Nesse sentido ficou acordado que o primeiro encontro seria entre o grupo da escola, para o estudo do Caderno I de Formação de Educadores (material do CEPAFRE) e Madalena Tôrres que já havia firmado compromisso com os professores da EJA de Valparaiso I, mas que retornaria para ouvir as impressões de todos sobre o material lido e iniciar a oficina sobre o “método” Paulo Freire.
No primeiro momento, Madalena pediu a todos que fizessem o relato sobre as impressões que tiveram do material. A maioria gostou muito do material, adjetivando-o de simples, claro e objetivo. As avaliações do trabalho também foram muito positivas.
Madalena apresentou para o próximo encontro uma proposta de leitura dos 5 cadernos do MEC, quais sejam: 1) Alunas e alunos da EJA; 2) A sala de aula como um grupo de vivência e aprendizagem, 3) Observação e Registro; 4) Avaliação e Planejamento; e 5) O processo de aprendizagem dos alunos e professores.
No dia 26/04, Madalena retornará à escola para assistir à apresentação dos grupos de estudo dos cadernos da EJA, que serão formados para esse fim.
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