Na tarde de sábado (21/10/2017), ocorreu a reunião coletiva do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor(MOPOCEM, de 14h45min às 17h45min, no auditório do NPJ/UnB, com a presença de 16 participantes, reunião coordenada por Viridiano Custódio de Brito.
Pontos de pauta: Informes; Avaliação da agenda 2017; Retomada da construção do Centro Cultural de Ceilândia; Organização do Encontro "Desigualdade Social e Racial" e Discussão sobre a criação do um Centro de Geriatria de Ceilândia
· Viridiano Custódio informou que recebeu da Comissão Justiça e Paz (CJP/CNBB) um convite para três representantes do MOPOCEM participarem da reunião na Cúria de Brasília, quarta-feira (25/10), às 19h, para organização dos movimentos sociais em prol de três temas: Terra, Teto e Trabalho. Pelo MOPOCEM irão Madalena Torres, Sandra Silva e Álisson Rocha. No referido convite foi solicitada resposta a cinco questões. Viridiano anotou as respostas do grupo e ficou de encaminhar para a referida Comissão e para os membros do MOPOCEM que irão à reunião.
· Jeová Rodrigues fez um convite para a reunião com Arlete Sampaio sobre o lançamento do projeto "O Brasil e o DF que o povo quer" que será realizada no dia 07/11, às 19h, no escritório político do deputado Chico Vigilante, em Ceilândia.
· Fábio Miranda perguntou ao Viridiano Custódio sobre o Ato Público que ocorreu em frente ao Posto nº 11 da Expansão do Setor “O” e este informou que foi muito positivo, pois além da excelente participação da comunidade teve uma grande repercussão nas redes sociais. Informou, ainda, que a reforma do posto foi retomada pela mesma empresa que está atuando no HRC e a previsão de entrega é no dia 25/11/2017.
2- Avaliação da do Plano de Ação do MOPOCEM para 2017
· Viridiano e Madalena releram o plano de ação elaborado no início do ano de 2017 e concluiu-se que quase todas as atividades propostas foram realizadas e a participação dos parceiros/entidades foi satisfatória, contudo, é importante ter uma participação mais efetiva, pois alguns só atuaram em temas mais específicos e não participam com mais força na elaboração e organização dos eventos, apenas na realização/conclusão.
· Foi feita uma avaliação, em especial sobre o Encontro "Os impactos da crise hídrica para Ceilândia e a preservação urgente das nascentes" e concluiu-se que de fato, no DF e em Ceilândia, o problema está na gestão dos recursos hídricos e financeiros. Muitos governos passaram e não se preocuparam e, agora, o problema da água está muito mais grave. Avaliou-se que todos que participaram compreenderam que o problema está também na falta de fiscalização das áreas de preservação do meio ambiente, na falta de política habitacional séria, gerando as ocupações desordenadas, além do consumo descontrolado por parte do Agronegócio e grandes empresas que estão comprando grandes extensões de terra com nascentes e importantes bacias hidrográficas do país. Danielle Estrela pontuou que na reunião do Fama-DF, o evento também foi muito bem avaliado em relação à qualidade e preparo dos palestrantes Adauto Santos e Íkaro, à organização e estrutura do evento, bem como à excelente participação da comunidade de Ceilândia e convidados que se mostraram interessados no tema crise de gestão da água.
3 - Retomada da construção do Centro Cultural de Ceilândia: Nina informou como foi a reunião do Movimento Retomada sobre o Centro Cultural de Ceilândia. Ficou acordado entre os presente a data de 03/11 para fazer a devolução dos abaixo-assinados preenchidos para fazer parte da documentação que será encaminhada na Câmara Legislativa do DF com objetivo de se garantir orçamento para 2018.
4- Organização do Encontro "Desigualdade Social e Racial" a ser realizado no dia 18/11 (sábado), às 14h30 no Centro de Convivência do Idoso Luiza de Marilac.
Palestrante: Miraguaia, Presidente do Conselho Regional de Economia e militante da Campanha pela Redução da Desigualdade Racial no Brasil.
Para realização do evento, foram criadas duas Comissões: 1- Organização: Danielle, Madalena e Marília e 2- Divulgação/mobilização: Viridiano, Álisson, Sandra, Fábio e Marilda.
5- Sobre a criação do Centro Especializado de Geriatria, foi ponderado que o MOPOCEM já está na luta pela construção do segundo hospital de Ceilândia e já foi protocolado um documento com as reivindicações. Todos concordam que uma coisa não exclui a outra, entretanto, não é interessante perder o foco da luta, pois já não está fácil manter a ideia do segundo hospital, pois gestores mais antigos e influentes do próprio HRC vêem se mostrando contrários e apresentam a casa de parto, por exemplo como prioridade para Ceilândia. Contudo, devido as boas relações que estão sendo construídas com a nova direção do hospital, que está mais aberta a possibilidade da reivindicação do MOPOCEM, Madalena Torres marcará uma reunião com a diretora do Hospital, Dra. Andréa Nogueira Araújo, porém, primeiramente, será feita uma conversa com a Dra. Andrecinda Pina para nos preparar em relação aos níveis e linguagem técnica sobre a área da saúde. Para esta conversa com Dra. Andrecinda, Madalena combinará um dia (quarta, quinta ou sexta, de 10h às 12h), para se reunir também com Danielle, Sandra e Ailton.
1
2
3
Nenhum comentário:
Postar um comentário