sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Encontro de Formação Continuada dos Alfabetizadores do Programa DF Alfabetizado


Na noite de sexta-feira (06/10), de 19h às 21h30min, no auditório do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Brasília (NPJ/UnB) - Ceilândia Centro, ocorreu mais um Encontro de Formação Continuada dos Alfabetizadores do Programa DF Alfabetizado. Além dos alfabetizadores, Nelson Antônio, Regina Céli, Josineide Santos, Carla Martins, Rosani de Brito(Ceilândia),  Amélia Ferreira  e Ana Lúcia Santos(Estrutural), contamos também com a participação da coordenadora pedagógica Luzineide Ribeiro,  do professor Rodrigo Mendes, representante da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia pela UNIEB e das diretoras do CEPAFRE, Danielle Estrela e Madalena Torres.

No primeiro momento, todos se apresentaram e Madalena Torres seguiu para os informes. O primeiro foi sobre XXVI Encontro Distrital da EJAIT, com o tema “Por uma Educação de Jovens e Adultos e Idosos Trabalhadores no DF, pra valer”, realizado no dia 30/9(sábado), de 9 às 17h, na Faculdade de Educação – UnB (Campus Darcy Ribeiro). Houve uma grande participação de Ceilândia, pois, além das três diretoras do CEPAFRE, Danielle Estrela, Kelly Grigório e Madalena Torres, participaram três associados, Alisson Rocha, Gilberto Ribeiro, Edmilson Melo, dois alfabetizadores do projeto CEPAFRE/SINPRO-DF, Vânia Castro e Nelson Antônio, cada um com três alfabetizandos de cada uma de suas turmas. Também estiveram presentes professores do Ced 07 de Ceilândia, dois professores Coordenação da Regional de Ensino e dois estudantes do 2º e 3º Segmentos a EJA, Guilherme e o Sr. Antônio.

No segundo informe, Madalena disse que o referido encontro é preparatório ao IV EREJA-CO que será realizado em Brasília nos dias 19, 20 e 21 de outubro do corrente ano na FE/UnB e, este, consequentemente, é preparatório ao ENEJA que será realizado em novembro de 2017, em Petrolina-PE. Logo após os informes, Madalena solicitou aos participantes que lessem e debatessem, em duplas ou em trios, o texto “A avaliação deve orientar a aprendizagem”[1], retirado do site da Revista eletrônica Nova Escola e depois abrissem o debate para o grupo maior. O estudo foi norteado por três questões: 1. Qual a sua impressão sobre o texto? 2. O que é e como deve ser avaliação na AJAIT (Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores)? 3. O que este texto nos estimula a melhorar o nosso trabalho?

Dentre as várias reflexões apresentadas, os alfabetizadores disseram que repensar a avaliação é muito importante para superarmos a forma tradicional que o professor usava, muitas vezes, somente como punição e não como instrumento aliado para melhorar a prática pedagógica do professor e aferir o que de fato o educando avançou ou se estava com déficit em algum conteúdo.  É importante levar em consideração o que os educandos já trazem de conhecimento e ter cuidado ao apontar os erros de forma a não constrangê-los, principalmente diante de colegas. É necessário que o educando perceba seus erros por meio do processo de descoberta como orientado na metodologia de Paulo Freire e não apenas veja que errou sem compreender onde e porque errou. A avaliação pode ser usada como ferramenta para diagnosticar o nível do educando, contudo, sempre respeitando a sua potencialidade, a fim de orientar a aprendizagem nos níveis de exigência apresentados pelo coletivo, mas também levando em conta as dificuldades individuais de cada educando.

Ao término do debate, todos avaliaram a atividade como positiva e agregadora de novos conhecimentos.

Ao final, o professor Rodrigo Mendes da Coordenação Regional elogiou o trabalho realizado e entregou vários materiais a cada alfabetizador e o CEPAFRE, como de praxe, disponibilizou cartazes das palavras geradoras, fichas de descoberta das palavras, dentre outros materiais.

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