Na manhã de terça-feira (22/8), ocorreu uma reunião no auditório da Administração do Hospital Regional de Ceilândia, a fim de tratar da “Gravidez na adolescência”, temática que animou o debate com os profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e psicologia.
A diretora do HRC, Andréa Nogueira Araújo, sugeriu a todos que se apresentassem. Após as apresentações, explicou o objetivo da reunião e cedeu 15 minutos para Gina Vieira Ponte apresentar o Projeto “Mulheres inspiradoras”, em seguida, Liliane Fernandes (professora do IESB) expôs sobre o Projeto Integrado Multidisciplinar Primeira Infância (PINPIN) e, eu, falei sobre educação popular baseada nos princípios freirianos e do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (MOPOCEM) e das pautas de luta do movimento, como saúde, educação, meio ambiente, segurança, entre outros. Nesse contexto, a gravidez na adolescência é também uma situação de classe social, de vulnerabilidade, dos pais que precisam trabalhar deixando os filhos...
Na sequência, a equipe do Núcleo de Acolhimento do Serviço Social do IESB agradeceu a parceria e deu continuidade com os alunos de Psicologia, Francisco Sousa Neto e Deyvison que apresentaram a proposta do Programa de Educação para a Dignidade Infantil, visando a promoção da vida infantil sem violência.
No sentido mais profundo do aprendizado, quero agradecer o convite da Dr.ª Andréia e a oportunidade que tive de ouvir atentamente os vários depoimentos das pediatras, psicólogas em relação ao sofrimento das meninas na gravidez precoce e caminhos para se enfrentar os conflitos surgidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário