segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Curso de Formação para Alfabetizadores e Coordenadores dos Programa DF Alfabetizado - 2017

Na noite de sexta-feira (25/08), foi realizado, no Núcleo de Prática Jurídica da UnB (NPJ/UnB) mais um encontro do Curso de Formação para Alfabetizadores e Coordenadores dos Programa DF Alfabetizado - 2017 e Alfabetizadores do CEPAFRE contratados pelo projeto CEPAFRE-SINPRO/DF. O encontro foi coordenado por Madalena Torres, vice-diretora do CEPAFRE, com a colaboração de Danielle Estrela, tesoureira do CEPAFRE, e contou com a participação de Marcos de Oliveira Mendonça, representando a UNIEB CRE-Ceilândia, Luzineide Ribeiro Mendes, coordenadora do DF Alfabetizado (turmas de Ceilândia e Estrutural), das alfabetizadoras do DF Alfabetizado (Ceilândia) Rosineide da S. Santos e Rosani de Brito Matias, de duas alfabetizadoras da Estrutural Ana Lúcia de M. Santos e Amélia Míriam A. Ferreira e da alfabetizadora do CEPAFRE Vânia de Castro. O alfabetizador do CEPAFRE, Nelson Antônio, justificou sua ausência. Iniciou-se com a auto apresentação dos presentes.


Nos informes, Madalena Torres informou que o Grupo de Teatro Brigada Carlos Mariguela estará em Ceilândia por duas semanas e se disponibilizou em passar em cada uma das turmas de alfabetização. Também foi apresentado o Blog do CEPAFRE onde estão atualizadas as atividades e ações, que são realizadas pelo CEPAFRE ou que algum membro deste participa. Madalena Torres começou a formação relembrando o quanto é importante e indispensável ao educador/alfabetizador ser amoroso, acolhedor, preparado, envolvido com a turma, dentre outras qualidades que com o tempo e a experiência vão se aprimorando. Ela ressaltou a importância de ser fiel à metodologia de Paulo Freire e de se trabalhar com o Círculo de Cultura para que todos possam se ver e perceber que não há ninguém melhor do que ninguém.

Como parte da formação, fez uma aula prática com os participantes para reforçar os passos metodológicos na utilização do círculo de cultura com as palavras geradoras e uso concomitante da Matemática. Propôs a cada participante que pegasse um objeto ou uma imagem que estavam dispostos sobre a mesa. Em seguida, cada um descrevia o que tinha pego e depois ela pediu para cada um falar uma palavra que representasse para si o objeto/imagem. Fazendo algumas perguntas para suscitar o debate, com seu auxílio, a turma ia construindo a palavra enquanto ela anotava no quadro e ia repetindo a pronúncia da palavra. Ao terminar de anotar todas as palavras, ela pegava as fichas de números que correspondiam à quantidade de letras das palavras, das sílabas, das quantas vogais etc. Em seguida, trabalhou os cartazes das famílias de algumas das palavras.

Depois, Danielle Estrela tomou a palavra e propôs a leitura coletiva de um trecho do artigo "A Metodologia de Ensino utilizada pelos professores da EJA – 1º Segmento – em algumas escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba", autoria: Joelma Batista da Silva e Nara Regina Becker Ploharski, que trata dos artigos da LDBEN 93/96 e outros conceitos que esclarecem a Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade de ensino da Educação Básica e trata das suas particularidades. Por fim, os alfabetizadores pegaram os cartazes e materiais para auxiliar na alfabetização. O encontro encerrou-se às 21h30. 





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