segunda-feira, 17 de julho de 2017

I Seminário de Educação Ambiental: A Água e o Cerrado - Direitos Sociais para preservação da Vida


Na tarde de sábado (15/07/2017), foi realizado o I Seminário de Educação Ambiental: A Água e o Cerrado - Direitos Sociais para preservação da Vida, no auditório da Administração Regional de Ceilândia, coordenado por Viridiano Custodio de Brito, um dos coordenadores do MOPOCEM. O Seminário contou com a presença de 63 participantes: comunidade,  líderes comunitários e de movimentos sociais, representantes de autoridades e estudantes de alfabetização ao ensino superior. Foi iniciado com uma exposição feita por Ivanete da Silva, também coordenadora do MOPOCEM e integrante da Casa da Natureza, em que apresentou os abandonos que as áreas ambientais de Ceilândia vem sofrendo e as reinvindicações da comunidade que foram entregues aos representantes dos deputados convidados e do administrador de Ceilândia para que possam apresentar ou dar continuidade a projetos e leis que garantam os direitos sociais da população, sobretudo, neste contexto, ligados à água e ao cerrado. 




Em seguida, a Mesa de Abertura foi formada e foram concedidos três minutos para cada convidado expor suas considerações a respeito da temática e apresentar as justificativas das ausências das autoridades convidadas (recesso parlamentar dos deputados, no caso do deputado Chico Vigilante, por motivo de saúde e do administrador de Ceilândia, participação na reunião sobre a Lei de Uso e ocupação do Solo - LUOS). Estiveram presentes no Seminário: Rodrigo Mercuccio, representando a deputada Luzia de Paula; Elandia C. Reis, representando o deputado Chico Vigilante, Ederson Gomes de Oliveira, representando o deputado Chico Leite, Rogério Fiuza, representando o deputado Reginaldo Veras e Edilson Lima, representando no primeiro momento o administrador de Ceilândia, que se fez presenta ao final. Também como componente da mesa, o Prof. Dr. Perci Coelho, professor do Instituto de Humanidades da UnB, fez uma excelente apresentação sobre a grave situação hídrica do Cerrado e desmistificou vários conceitos e dados equivocadas que a grande mídia informa à população. Apresentou mapas e gráficos sobre os biomas do Brasil e ressaltou que, na verdade, "o Cerrado é a caixa d'água do Brasil". Ainda, segundo ele, momentos como estes são de extrema importância para as pessoas debaterem e conhecerem a realidade para atuarem com consciência. Ao término da exposição, os componentes da mesa tiveram a oportunidade de comentar o que foi exposto e colocaram seus gabinetes à disposição para dar encaminhamento às reivindicações apresentadas na "Carta Aberta às Autoridades preocupadas com a questão ambiental" que foi entregue a cada representante por Ivanete da Silva e Maria Madalena Tôrres, em nome do MOPOCEM. Ao final, foi realizado o debate com a participação da plenária e dos componentes da mesa e partiu-se para as considerações finais, sendo que, o administrador de Ceilândia, Vilson de Oliveira, fez uma breve saudação aos presentes. Viridiano Custódio, por sua vez, finalizou o seminário agradecendo a presença de todos e todas.


Participaram, pelo CEPAFRE, as diretoras: Danielle Estrela, Kelly Grigório, Madalena Torres, Mariza Rocha e Vânia Nascimento, os associados: Luciano Matos e Paulo Rocha, o estudante Gabriel Blandim e os alfabetizadores: Maria da Conceição Botelho, Maria do Socorro Lima, Nelson Fernandes, Vânia de Castro e Lourdes Chaves.
Ressaltamos que para a realização do seminário, contou-se com o apoio da Administração de Ceilândia, do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia, do Sindicato dos Professores do DF (SINPRO-DF) e do Sindicato do Sindicato do Professores da Entidades de Ensino Particulares do Distrito Federal (SINPROEP).






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO (conforme o Art. 12 §4º do Estatuto do Cepafre) - 2024

Convocamos os associados e as associadas do Cepafre a comparecerem para a Assembleia Ordinária de eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal ...