quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Nota de apoio aos estudantes ocupados em luta - Novembro/2016

Em apoio aos estudantes ocupados em escolas e universidades no país a fora, o Centro de Educação Paulo Freire de Ceilânda - CEPAFRE assina Nota de Apoio, junto a outras entidades e organizações sociais que desaprovam as ações do atual governo golpista de Michel Temer e sua equipe, sobretudo em relação à PEC 241/2016, agora 55/2016 e demais ações de seu pacote de maldades!


Organizações, entidades do movimento social e popular e Programas de Extensão Universitária da UnB abaixo assinados vêm a público manifestar total apoio e solidariedade aos movimentos de estudantes secundaristas e universitários que ocupam escolas públicas, Institutos Federais de Educação e Universidades Federais no Distrito Federal e em todo o país.
O movimento de resistência dos estudantes visa o enfrentamento aos atos de um Governo Golpista, entreguista do patrimônio nacional, que, na pretensão de enfrentar a crise econômica, sacrifica a classe trabalhadora e coloca em iminente perda de direitos, em particular na saúde, na educação e na assistência social, em lugar de reduzir os juros da dívida, taxar as grandes fortunas e cobrar impostos dos empresários sonegadores.
O Plano Nacional de Educação (2014/2014) e o Plano Distrital de Educação (2015/2024), por exemplo, serão letra morta caso a PEC 55 seja aprovada. Seus objetivos e metas como a universalização da educação básica com qualidade social, ampliação da oferta de educação integral, maior número de vagas na educação superior pública, dentre outras, só serão efetivadas caso os investimentos na educação sejam crescentes.
A resistência legítima dos estudantes ocupados em luta é contra a PEC 55 (antes PEC 241) já no Senado, que ao congelar por vinte anos os investimentos em áreas como educação e saúde compromete uma geração de jovens que terão usurpados os seus direitos de construção de um futuro diferente para si, para os seus e para o país; contra a reforma autoritária e silenciadora do Ensino Médio; contra a Escola sem Partido, contra as O.Ss, a militarização e tantas outras questões que vêem colocando em risco o exercício da democracia e da justiça social.
É nesta força da juventude e acreditando na justeza da luta instalada por meio dos estudantes secundaristas e universitários que nos unimos em apoio e solidariedade pela garantia de direitos; pela gestão democrática; pelo acesso à universidade pública, laica, democrática e gratuita; pelas cotas e o avanço na igualdade que elas proporcionam; pela produção científica e tecnológica a serviço do desenvolvimento sustentável com soberania nacional, pela ampliação da oferta de vagas a educação superior e educação tecnológica públicas; contra a PEC 55, a reforma truculenta do Ensino Médio, a Escola Sem Partido e pela liberdade de expressão e contra qualquer retrocesso e injustiça social à classe trabalhadora deste país.
Repudiamos qualquer ação de repressão por parte do Estado contra os estudantes ocupados em luta e suas entidades representativas e conclamamos que cumpra o seu papel de resguardar, proteger e defender a juventude que se prepara para ocupar o seu espaço de ação e decisão, de participação social e democrática, de construção do futuro deste país. Não se pode caminhar para o futuro silenciando seus principais atores. Estamos juntos porque esta luta é de todos nós.
Não à PEC 55!

Brasília-DF,17 de novembro de 2016.

Subscrevem:

  • Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã – CEDEP
  • Grupo de Trabalho Pró Alfabetização – Fórum de Educação de Jovens e Adultos do DF – GTPA Fórum EJA/DF
  • Fórum de Educação do Campo do DF
  • Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia - CEPAFRE
  • Casa de Paulo Freire de São Sebastião
  • GEPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas
  • Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal
  • Central de Movimentos Populares - CMP
  • Banco Comunitário do Itapoã
  • Serviço de Paz, Justiça e Não-Violência - SERPAJUS
  • FORMANCIPA - Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior – FE/UnB
  • Centro de Memória Viva - Documentação e Referência em Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais do DF - CMV/DF
  • Pós-Populares - Democratização do Acesso à Universidade Pública pelo Chão da Pesquisa (FE/UnB) 
  • Grupo de Ensino Pesquisa e Extensão em Educação Popular e Estudos Históricos, Filosóficos e Culturais - GENPEX
  • ASKAP - Associação dos Skatistas do Paranoá e Itapoã
  • Movimento por uma Ceilândia Melhor – MOPOCEM
  • Movimento de Educação e Cultura da Estrutural - MECE
  • Banco Comunitário Estrutural
  • Editora Abadia Catadora – Estrutural
  • Ponto de Memória da Estrutural
Clique aqui para baixar a nota em pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate-diálogo: Uma aproximação das ideias de José Marti e de Paulo Freire com o universitário Johansen Reyes (Cuba) - 18/10/2024

No dia 18/10/24 realizamos nosso encontro de formação continuada, contando com a presença do residente cubano Johansen, participante do proj...