Na sexta-feira (24/06/16), ocorreu a reunião
de formação dos alfabetizadores/as do Programa DF Alfabetizado, com a presença
do Coordenador intermediário, Robson Santos, da Coordenação Regional de Ensino
de Ceilândia e de Madalena Torres representando a direção do CEPAFRE, no Núcleo de Práticas Jurídicas
- NPJ/UnB - Ceilândia Centro, de 19 às 21h30min.
A reunião
iniciou-se com uma vivência na qual todos foram convidados a fazer uma roda e
lembrar quais os alfabetizandos que têm maior dificuldade na aprendizagem ou na
participação das aulas. Cada um lembrou e apresentou sentimentos de
positividade e de esperança para esses educandos. Alguns disseram ter
alfabetizandos adoentados, alcoólatras e com problemas de
visão.
A pauta da
reunião foi constituída de:
Informes; audiência com o Subsecretário
de Planejamento da SEE/DF, Fábio Pereira de Sousa e definição de
temas para as próximas reuniões.
Madalena Torres informou sobre o cortejo junino que ocorrerá na
Feira Central de Ceilândia no domingo (26/06), às 9h da manhã. Algumas
alfabetizadoras informaram que ligaram no MEC e os gestores disseram que em 10
dias os pagamentos das bolsas serão efetivados.
Os alfabetizadores Nelson Antônio Fernandes de Pinho e Peterson
Mourão dos Santos informaram que na segunda-feira (20/06), às 16h30min,
representaram o grupo de educadores do programa DF Alfabetizado de Ceilândia,
numa audiência com o Subsecretário de Planejamento da SEE/DF, Fábio Pereira de
Sousa.
Os representantes
foram acompanhados pelo Deputado Federal Wasny de Roure, autor da lei de
complementação de bolsas do Programa DF Alfabetizado, sob o nº 5138/2013.
Nessa audiência, os alfabetizadores reenvidaram cinco pontos fundamentais
para o trabalho de alfabetização, quais sejam: 1) regularização dos pagamentos
das bolsas atrasadas; 2) o lanche dos alfabetizandos; 3) o material pedagógico;
4) exame de vista e óculos para os alfabetizandos com dificuldades de visão, 5)
e um coordenador intermediário exclusivo para o programa, a fim de atender
melhor as demandas dos educadores.
O Subsecretário explicou que o problema do atraso se deu por causa de informações equivocadas por parte dos educadores, como números de CPF, de RG e conta corrente, visto que, para pagar o lote todo, todas as informações devem estar corretas. Disse ainda, que o BRB fará uma crítica e que em duas semanas esses pagamentos serão regularizados.Concordou com a reivindicação dos quatro primeiros pontos. Contudo, não concordou com um coordenador exclusivo para o programa, dado que as regionais de ensino estão com várias demandas a serem encaminhadas e que esse coordenador tem também outras tarefas da própria Coordenação Regional. Após a audiência, foram à DIEJA e conversaram com a diretora Leda Ferreira, para falar do resultado da audiência e entregar a cópia do documento que fora entregue ao Deputado Federal Wasny de Roure e ao Subsecretário de Planejamento da SEE/DF, Fábio Pereira de Sousa.
O Subsecretário explicou que o problema do atraso se deu por causa de informações equivocadas por parte dos educadores, como números de CPF, de RG e conta corrente, visto que, para pagar o lote todo, todas as informações devem estar corretas. Disse ainda, que o BRB fará uma crítica e que em duas semanas esses pagamentos serão regularizados.Concordou com a reivindicação dos quatro primeiros pontos. Contudo, não concordou com um coordenador exclusivo para o programa, dado que as regionais de ensino estão com várias demandas a serem encaminhadas e que esse coordenador tem também outras tarefas da própria Coordenação Regional. Após a audiência, foram à DIEJA e conversaram com a diretora Leda Ferreira, para falar do resultado da audiência e entregar a cópia do documento que fora entregue ao Deputado Federal Wasny de Roure e ao Subsecretário de Planejamento da SEE/DF, Fábio Pereira de Sousa.
Madalena Torres
colocou três perguntas no quadro, a fim de motivar o grupo para a preparação
das futuras oficinas de trabalho, como: 1) Quais são as maiores dificuldades da
minha turma?; 2)O que posso fazer para amenizar essas dificuldades?: 3) Nesse
sentido, o que posso preparar e que materiais posso utilizar?; 4) Como posso
registrar? Essa quarta questão foi sugestão da alfabetizadora Emanuelle Galeno.
Foi entregue um exemplo impresso de como analisar as dificuldades de uma turma.
Todos observaram, comentaram e planejaram como farão em suas turmas.
Os temas foram
definidos da seguinte maneira, com base na dificuldade das turmas é que virão
as apresentações das oficinas. Ficou ainda acertado, que o professor Itamar
Diogo dará uma oficina de língua materna prevista para o dia 22/07.
As próximas reuniões coletivas serão no dia 08/07 e 22/07.
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