Na tarde de 22/03/2025 (sabádo), às 15h, ocorreu a assambleia ordinária do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia - Cepafre.
A reunião foi coordenada por Pedro Lacerda, que, inicialmente, fez a acolhida dos presentes e informou a pauta. Ele destacou que, no dia 18/01/2025 iniciou o período da nova Diretoria eleita para o biênio 2025-2026.
Comunicou que a documentação foi atualizada e registrada e passou a palavra para o contador Valnei França que informou que é necessário fazer o procedimento de atualização do CNPJ que ainda está em nome do Waldek Batista.
Waldek Batista agradeceu aos associados do CEPAFRE pela confiança e apoio durante seu tempo à frente da instituição. Ele compartilhou que aprendeu muito e que a transição foi realizada com muita leveza e responsabilidade e desejou felicidades à nova Diretoria. Aproveitou para dar um informe sobre o Encontro Nacional de Jovens e Adultos neste ano.
Gilberto Ribeiro, associado do Cepafre, compartilhou sua intenção de realizar um resgate histórico de Ceilândia, com uma abordagem inovadora, considerando o desenvolvimento da cidade desde sua fundação até os dias atuais. A proposta visa oferecer uma nova perspectiva sobre a trajetória da cidade. Falou sobre a reunião do MOPOCEM, informes e encaminhamentos e da importância de estarmos atentos aos acontecimentos do Programa Brasil Alfabetizado.
Pedro Lacerda, trouxe informações sobre a solicitação do STJ para que o CEPAFRE elabore um projeto que viabilize o fornecimento de lanches para as 8 turmas de alfabetização. O projeto incluirá também o pagamento para coordenadores e a compra de equipamentos, como tablets, notebooks e projetores. Além disso, será feita uma parceria com a Caixa Econômica, que, se tudo ocorrer conforme o planejado, garantirá tranquilidade quanto à questão dos lanches. A parceria também incluirá a realização de exames de vista para os alfabetizandos, com a distribuição de óculos, e a triagem será feita por um(a) oftalmologista no CEPAFRE. Pedro destacou a continuidade da busca ativa dos alfabetizadores, incluindo a confecção de faixas para atrair novos alfabetizandos.
Prestação de Contas
A reunião seguiu com a prestação de contas do CEPAFRE:
Valnei França: Iniciou a leitura do balanço de 2024, apresentando os demonstrativos financeiros e informou que a instituição obteve um resultado positivo. Relembrou que é necessário fazer a atualização do CNPJ que ainda está no CPF do Waldek.
Edmilson Melo, destacou que a prestação de contas foi realizada no CEPAFRE e sugeriu a elaboração de um projeto para ser executado no próximo ano, com base em emenda parlamentar.
Waldek Batista, relembrou, mais uma vez, o apoio do Instituto UNIBANCO, que teve a sua prestação de contas aprovada. Enfatizou que o CEPAFRE superou as expectativas, com destaque para a eficiência na gestão. Waldek também sugeriu que fosse aberto um diálogo sobre o Estatuto do CEPAFRE.
Madalena recordou a trajetória de Omar e da sua contribuição tão importante na contabilidade do CEPAFRE. Ela fez um esclarecimento detalhado sobre as despesas realizadas, trazendo transparência às informações citadas pelo Valnei.
Após a fala do Valnei, foi realizado o Planejamento Coletivo, em que cada participante apontou os desafios e as perspectivas para o futuro, definindo, tal como, o que será feito a seguir. Foram estabelecidas cinco prioridades, com a determinação das responsabilidades de cada membro para alcançar as metas propostas, conforme segue no quadro a seguir:
Desafios: Participação dos alfabetizadores no GTPA/Fórum/EJA -DF, espaço de formação continuada, incentivar os associados e alfabetizadores a participarem do GTPA e MOPOCEM.
Perspectivas/ O que queremos? O que faremos?: Atualização do Estatuto (Madalena, Danielle e Pedro), elaborar as próximas emenda (Magnólia, Madalena e Pedro) , atualizar o caderno (Danielle, Gilberto e Madalena), lutar com outros movimentos, ampliar a EJA para mais lugares (Luciano, Waldek, Gilberto e Nina).
Prioridades (5 itens), Quem fará?: Ampliar o Número de Associados com contribuições (Diretoria), reunião quinzenal e/ou mensal com os associados, observar os objetivos estatutários, conseguir sede própria (todos).
O encontro foi produtivo e dinâmico, com discussões relevantes sobre os projetos em andamento ao futuro do CEPAFRE.
Danielle Estrela, associada do Cepafre e ex integrante da Diretoria, chegou na segunda parte da Assembleia e acompanhou o andamento do Planejamento se integrando em algumas demandas. Informou que, atualmente, está trabalhando na Sede da SEEDF, na pasta da Educação Inclusiva desde janeiro deste ano. Ela e Vânia Nascimento tomaram posse no concurso de professora da SEEDF no ano de 2025. Luciano Matos aproveitou para parabenizar e destacar que de alguma maneira foi fruto da luta dos professores e orientadores da rede. Ambas fizeram toda a greve de 2023 e participaram dos piquetes nas escolas, bem como outros associados do Cepafre.
Marise Rocha, associada do Cepafre, fez um agradecimento especial ao SUS, uma vez que seu neto Ravi (2 meses de vida), tinha recebido alta naquela data depois de 9 dias de internação. Com um depoimento emocionado falou que ele recebeu um excelente tratamento desde a Upa até o Hospital da Criança.
Amo fazer parte dessa equipe!
ResponderExcluir