segunda-feira, 20 de maio de 2024

XXIX Encontro do GTPA-FÓRUM EJA/DF - Por uma política pública de educação de jovens e adultos – (18/05/2024)

Na tarde de sábado (18/05/2024), das 14h às 18h, no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul – CESAS, ocorreu o XXIX Encontro do GTPA – FÓRUM EJA/DF, com 26 participantes de diversos segmentos do Distrito Federal. Nesse encontro foi abordado a seguinte pauta: 
  • Desafios da EJAIT rumo a XVIII ENEJA-Belém/PA (01 a 04/08/2024);
  • Mobilização para o Lançamento do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos dia 28/05/2024; 
  • Eleição da delegação do GTPA – FÓRUM EJA/DF para o XVIII ENEJA-Belém/PA. 
Dorisdey deu início a reunião se apresentando e em seguida solicitou que todos se apresentassem.
Logo em seguida, o professor Cláudio Passos, e a supervisora Ana Carolina Emediato, representando a direção do CESAS deu as boas-vindas a todos os participantes, falaram da importância desse XXIX Encontro do GTPA – FÓRUM EJA/DF no CESAS, uma escola pública e histórica de EJA, em um espaço privilegiado em que a iniciativa privada tenta ocupar, observou que a atual gestão do CESAS tem aberto a escola para a comunidade ocupá-la. Destacou que ela é aberta para a comunidade praticar esporte e cultura, ressaltou que a escolas públicas de todas as Regiões Administrativas possam romper as barreiras físicas.



Foi entregue o infográfico da composição do GTPA - FÓRUM EJA/DF e a folha com o Tema: EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR: fundamentos para uma política pública nacional de EJA contendo os três eixos do XVIII ENEJA-Belém/PA: 
Eixo 1: Política pública Nacional que garanta o direito á educação da classe trabalhadora: ingresso, permanência e conclusão de educação básica com qualidade socialmente referenciada. 
EMENTA: Política Nacional de EJA, programa de governo X política de Estado; O PNE e a Política de Estado com participação popular na articulação do SNE(Sistema Nacional de Educação), os desafios federativos e as rupturas com a cultura reguladora administrativa e pedagógica; chamada pública e busca ativa, financiamento, intersetorialidade e as perspectivas para o estudante trabalhador.
 Eixo 2: Da luta pela democracia ao direito à EJA: a educação na perspectiva popular e currículos emancipatórios. 
EMENTA: A reconquista da democracia e dos direitos sociais e contexto político; Currículos emancipatórios na perspectiva da educação popular como política pública de direito com diversidade, equidade e justiça social, transversalizados  pelo trabalho como princípio humano e educativo; a legislação brasileira e a elaboração das novas diretrizes curriculares para a EJA; os atuais desafios da modalidade em relação a formação das/dos/educadores; a idade de ingresso, carga horária, EAD, formação profissional e as políticas de exames e certificação. 
Eixo 3: As ações dos Fóruns de EJA como instrumento político na luta pela democracia e pelo direito à educação pública: formação política, diálogo e participação dos movimentos sociais. 
EMENTA: concepção de luta dos fóruns de EJA pela educação básica (antes e pós golpe 2016); o papel dos esquentas: função da coordenação nacional e articulação regional; intervenções dos Fóruns de  EJA nos espaços da SECADI/MEC, CNAEJA, FNE/CONAE/CONAPES; os diálogos dos Fóruns de EJA nas esferas políticas (Congresso, Assembleias, Câmaras) em defesa da EJA; o ativismo organizado dos Fóruns de EJA como forma de resistência às decisões dos governos; repercussão nacional da luta dos Fóruns em cada local e território. 
Depois da discussão sobre os eixos e que os delegados deverão defender como proposta, foi definida a composição da delegação do GTPA-Fórum EJA/DF, para o XVIII ENEJA – Belém/PA. Cada organização escolherá um participante. 
01 – Cepafre: (01 vaga): Anderson Natanael Silva Lima, Gilberto Ribeiro do Nascimento e Márcia Ferreira Passos. 
02 – Caremas (01 VAGA): Vai escolher. 
03 – Cedep (01 VAGA): Vai escolher. 
04 – Instituto Federal de Brasília – São Sebastião – (02 VAGAS): Dimitri Assis Silveira (professor) + um (a) estudante. 
05 – Universidade de Brasília - UnB: (01 VAGA): Vanessa Bonfim. 
06 – CESAS (03 VAGAS): Emanuel Marcos Galache (estudante), Ana Carolina Leonel Emediato (professora), Lucinete T.S. Sampaio (professora). 
07 – SINPRO/DF (02 VAGAS): Luciano Matos de Souza, Mônica Caldeira. 
Cada delegação tem o direito a dez delegados (as), como o número de candidatos foi além, o GTPA-Fórum EJA/DF solicitará mais uma vaga para a coordenação do ENEJA.  
A reunião foi finalizada com a proposta de que cada segmento escolha o seu representante e comunique à coordenação do GTPA-Fórum EJA/DF para encaminhar a comissão do XVIII ENEJA – Belém/PA. 
Participaram pelo Cepafre: Anderson Natanael, Gilberto Ribeiro, Goete Pires, Luciano matos (Cepafre/Sinpro), Magnólia Moura, Márcia Ferreira, Marilda Medeiros e Waldek Batista.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formação continuada do curso de Formação Inicial para Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 13/09/2024

Na noite de  13/09/2024 (sexta-feira), às 19h, iniciou-se mais um encontro de formação continuada sob a coordenação do professor Erlando Rês...