terça-feira, 7 de maio de 2024

Curso de Formação Inicial de Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 06/05/2024

Na noite de segunda-feira (06/05/2024), às 19h16min, iniciou-se mais uma noite de formação inicial para alfabetizadores de jovens, adultos e idosos, com a participação do convidado Nelson Moreira Sobrinho, associado do CEPAFRE. O Sr. Nelson Moreira Sobrinho é ex-diretor da Regional de Ensino de Ceilândia, ex-diretor do Centro de Ensino Fundamental 11 do Setor P Norte e presidente do Partido dos Trabalhadores de Ceilândia.
Às 19h20min, os participantes do evento se retiraram para um intervalo breve e para uma refeição leve, retornando às 19h34min. Posteriormente, Waldek ofereceu sua avaliação acerca do encontro popular de alfabetização, destacando a apresentação eficaz da metodologia empregada pelo CEPAFRE enriquecida por material substancial. Cada projeto apresentado expôs sua respectiva abordagem metodológica, sendo o projeto do CEPAFRE reconhecido por sua proximidade com a realidade da alfabetização. Anderson, por sua vez, expressou sua opinião sobre a experiência, caracterizando-a como enriquecedora, enquanto Goete e Márcia também estiveram presentes no evento. Goete também pontuou suas conclusões acerca do encontro. 
Por fim, foi formalizado o convite para participação na nova política educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA), agendada para o dia 28 de maio de 2024 (terça-feira), intitulada "Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA", a ser realizada no auditório do Museu Nacional da República, localizado no Setor Cultural Sul, lote 02, próximo à Rodoviária.



Às 19h51min, o coordenador Pedro apresentou a proposta de utilizar filmes como ferramenta para a transmissão de conteúdos ou para demonstrar conceitos aos alfabetizandos. Ele expressou a necessidade de um roteiro para orientar a discussão em torno dos eixos de análise do filme. Às 19h56min, Pedro compartilhou um vídeo do episódio "Espécie em Extinção" da série "A Família Dinossauro", inserindo-o em um contexto de círculo de cultura contendo palavras geradoras passíveis de serem trabalhadas com os alfabetizandos. O período destacou os temas que poderiam ser debatidos, enquanto o roteiro foi concebido como uma ferramenta para formular perguntas e estimular a discussão. Durante a interação, surgiram questões relacionadas aos dias atuais, revelando que o roteiro, embora orientado para a filosofia, possui potencial para ser aplicado em outras disciplinas. 
Prosseguimos com a análise do filme "Vida de Inseto", o qual suscitou debates concernentes à vida social, ao poder capitalista e à política, evidenciando a existência de dominação na sociedade.
Pedro discorreu sobre a possibilidade de os alunos produzirem seu próprio filme, mencionando o Festival de Filmes no qual diversas temáticas foram abordadas. Grupos de alunos foram encorajados a produzir filmes com duração de 5 minutos, dos quais 12 foram selecionados para exibição no festival. Durante uma prévia do evento, foi apresentado um dos filmes premiados, enfatizando a cultura nordestina e a realidade da Ceilândia. Diversas abordagens para trabalhar com filmes foram exploradas, com destaque para os materiais utilizados pelos alunos e o apoio fornecido pelos professores na elaboração dos roteiros. Vale mencionar que o projeto foi concebido e coordenado pelo professor Pedro, tendo como cenário o CEM 02 de Ceilândia. 
Após foi feito um feedback dos coordenadores sobre as suas experiências do projeto. 
Após a discussão, a coordenadora Madalena direcionou os participantes dos cursos a analisarem o vídeo com vistas a um debate futuro, enfatizando a observação de elementos como música, cenário, paisagem e a temporalidade presente no vídeo. Nesse contexto, uma indagação provocadora foi proposta: "O que dizemos sobre o vídeo e o que o vídeo nos comunica?" Essa reflexão busca promover uma análise crítica e interpretativa do material audiovisual, visando uma compreensão mais profunda de suas mensagens e significados presentes no vídeo. 
Durante a apresentação do vídeo intitulado "Maria", os participantes dos cursos observaram que se trata de um ciclo recorrente que envolve mulheres, frequentemente identificadas pelo nome Maria, que foram privadas de oportunidades educacionais. Além disso, foi ressaltada a repetição desse ciclo, que inclui mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mulheres negras e a presença de homens desfrutando de maior liberdade. Essas observações indicam uma análise crítica sobre as desigualdades de gênero, raciais e sociais retratadas no vídeo. 
Durante sua participação como convidado, Nelson destacou a escassez de oportunidades na área da educação e ressaltou a iniciativa do presidente Lula em promover políticas que viabilizassem o acesso à educação. Ele enfatizou, também, a relevância da questão hídrica no contexto nordestino, referindo-se ao vídeo no qual a protagonista Maria é retratada enfrentando a necessidade de obter água de um poço com uma bomba. Esse comentário evidencia a interseção entre as questões socioeconômicas e ambientais, bem como a importância de políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de vida nas regiões afetadas. 
O coordenador Erlando ofereceu um breve comentário, compartilhando sua experiência pessoal que se assemelha ao conteúdo apresentado no vídeo. Ele observou que essa realidade ainda persiste e mencionou a questão da revolução industria, bem como o controle de natalidade, que se tornam questões de política pública, resultando em famílias diminuídas ao longo do tempo. Posteriormente, a coordenadora Madalena acrescentou que já havia trabalhado com essa temática em turmas de alfabetização. Ela questionou como combater essa situação, e os participantes dos cursos sugeriram a necessidade de interromper o ciclo para promover mudanças no estado de vida das pessoas afetadas, destacando a importância do envolvimento do poder público nesse processo. Madalena então levantou a questão: se nós, enquanto roteiristas, fossemos responsáveis pela continuação da narrativa, manteríamos o ciclo inalterado? Esse questionamento visa promover uma reflexão sobre as possibilidades de intervenção e transformação das realidades abordadas. 
Houve diversos relatos sobre a dificuldade enfrentada por mulheres, representadas pelo caso emblemático de Maria, em romper o ciclo de privações, assim como por homens que se viram impedidos de estudar devido à necessidade de trabalhar. Tanto os participantes dos cursos quanto os coordenadores destacaram a importância de quebrar esse ciclo para indivíduos que enfrentam a condição de analfabetismo, reconhecendo a necessidade de intervenção para proporcionar oportunidades educacionais e sociais mais igualitárias.  
A coordenadora Madalena destacou a relevância do cinema e ressaltou a importância de observar detalhes nos filmes, como a tonalidade e a seleção musical. No contexto do vídeo apresentado, intitulado "Maria", os participantes dos cursos apontaram o uso do violoncelo como um elemento simbólico, representando o peso carregado pela mulher. Além disso, destacaram a mudança de atmosfera de acordo com o cenário, entre outros aspectos. 
Por outro lado, a Coordenadora Magnólia conduziu uma atividade focada na avaliação processual dos alfabetizandos. Essa avaliação foi descrita como um processo contínuo, realizado ao longo do desenvolvimento do aprendizado, culminando em uma avaliação final. Como parte dessa atividade, foi proposto o uso de exercícios de aprendizagem específicos: Leitura de mundo; Busca de aprendizagem; Fichas das palavras geradoras; Avaliação processual avaliar de acordo com sua aprendizagem; Texto de acordo com a aprendizagem da turma; Leitura da Madalena caramuru; Mulher, indígena, realidade, história. 
Trata-se de um exercício de consolidação que visa fortalecer tanto a compreensão textual quanto a habilidade interpretativa dos alunos. Durante a análise breve da atividade, observou-se que esta aborda interpretação de texto, o emprego de palavras geradoras, conceitos matemáticos e habilidades de escrita. A partir da avaliação realizada, torna-se possível identificar eventuais dificuldades enfrentadas pelos alunos durante a execução da atividade.
 A atividade demonstrou a aplicação de conceitos matemáticos ao longo de todo o processo, desde a identificação de elementos como a sapateira até a resolução de operações matemáticas, incluindo adição e subtração. 
Durante a discussão, o professor Erlando tomou a palavra e discutiu sobre a proposta de Formação Inicial, destacando a presença significativa de Paulo Freire no Distrito Federal. Essa discussão foi relacionada ao contexto histórico do CEPAFRE, evidenciando a absorção de sua metodologia pelo processo educacional. Erlando complementou, enfatizando a importância de que o material utilizado no curso seja enriquecedor, alinhado à abordagem freiriana.








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