quinta-feira, 13 de abril de 2023

Visita de acompanhamento pedagógico à turma do Cef 27 na QR 01 Área Especial 3 – Ceilândia/DF. (12/04/2023)

Na noite de 12/04/2023 (quarta feira) ás 19h15min ocorreu a visita de acompanhamento pedagógico à turma do alfabetizador José Lucas, tivemos 4 alfabetizandos novos, ainda não haviam feito o teste de sondagem para saber o que já sabem. O Francisco Lima tem facilidade em reconhecer as letras do alfabeto, e a escrita boa, no entanto ele tem problema de tremedeira e é difícil escrever com perfeição devido á isso, era seu segundo dia e estava bem participativo na aula descobriu a palavra JOÍA da ficha de descoberta da palavra JOGO, recebeu o material hoje e falou que parou de estudar na quinta série e seu problema de tremedeira é devido o cigarro. O segundo alfabetizando é o Paulo também que apresentou facilidade em identificar as letras do alfabeto, no entanto também tem tremedeira, tem bastante dificuldade na escrita que é uma rubrica, no entanto na palavrar JOGAR descobriu que havia um R no final da palavra.



A nova alfabetizanda é a Francisca que reconhece as letras do alfabeto, mas diz ter dificuldade na pontuação, vejo também que apresenta dificuldade em escrever letra de caixa alta, só escreve cursiva, sua letra é mediana e ás vezes tem que fazer esforço para entender, é bem comunicativa e animada.
O Francisco (outro alfabetizando com mesmo nome do outro) já apresenta dificuldade em reconhecer as letras do alfabeto, teve letras em que apresentou grande dificuldade.
Compareceram para assistir a aula 10 alfabetizandos e o círculo ficou bastante interativo, Luís Gonzaga escreveu no quadro a sua palavra que é JOGAR, e foi o único que teve coragem de escrever a palavra e foi recebido com salva de palmas ao escrever a sua palavra.
Ao escrever a data e local o alfabetizador escreveu da seguinte maneira “Ceilândia, 11 de ABRIL de 2023”, somente abril ele deixou na caixa alta. Os alfabetizando não fizeram a atividade de casa que é trazer novas palavras para serem corrigidas no decorrer da aula. Um problema para o processo de aprendizagem do alfabetizandos. O debate da palavra não ocorreu porque ele já havia feito na aula passada, e achou melhor ir na busca das palavras na ficha de descoberta que foi escrita no quadro, a alfabetizanda Adelaide disse que o G do Lucas parece um 6 e de fato parece mesmo pedi para ele consertar a letra. Durante a aula os alfabetizando apresentaram grande dificuldade fonêmica entre o J e o G.
O caderno dos alfabetizando estavam muito bagunçado, três pessoas haviam colado no caderno a ficha de descoberta, outros na escrita da palavra estava aglutinava as letras, principalmente a Maria que coloca letra cursiva e caixa alta na mesma palavra e ao escrever outra palavra não deixava espaço. Para a aula anterior sugerir que fizesse as anotações da aula em uma folha diferente da aula anterior, colocar data e local.
O alfabetizador Lucas evolui bastante no quesito data , no entanto deve melhorar na questão da dinâmica com a turma para que seja, mas participativa na formulação das palavras. O alfabetizador dividiu o quadro em dois para escrever as palavras e depois trabalhou a soma com as palavras.
Ainda chegaram duas alfabetizandas: Adelaide, Francisca e Maria. O circulo  encerrou as 21h para não ficar muito tarde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate-diálogo: Uma aproximação das ideias de José Marti e de Paulo Freire com o universitário Johansen Reyes (Cuba) - 18/10/2024

No dia 18/10/24 realizamos nosso encontro de formação continuada, contando com a presença do residente cubano Johansen, participante do proj...