Na manhã de 13/04/2023 (quinta-feira), de 09 ás 12 horas, a equipe do Centro de Educação Paulo Freire (Cepafre), Magnólia Pereira de Moura, Maria Célia Rabelo da Silva e Maria Madalena Tôrres encaminharam as seguintes atividades do Curso:
• Animação - Uma senhora chamada “Amor” - Magnólia Moura
• Leitura do Diário de Bordo – Magnólia Moura
• Impressões e debate sobre o analfabetismo no Brasil e no DF – a partir de três questões: quem são as pessoas não alfabetizadas? Por que são? E o que muda na vida das pessoas após serem alfabetizadas? Maria Célia foi fazendo as perguntas e Madalena sistematizando as falas no quadro, foram apresentados os números de pessoas não alfabetizadas no DF e no Brasil, pessoas sem Ensino Fundamental completo, diminuição das matrículas na EJA no DF, de 2018 a 2022, tudo devidamente registrado no quadro, com anotações sistemáticas da turma.
• Não foi possível apresentar os dois episódios do filme: “Histórias de um Brasil Alfabetizado” – MEC/SECAD, previsto no curso, pois não tinha sala para exibição.
• O estudo do Caderno Alfabetizar é Libertar - Como organizar o Círculo de Cultura? (p.12-15) ocorreu em dois grupos, sendo que cada grupo teve a oportunidade de apresentar, debater, ponderar e esclarecer dúvidas surgidas.
• Foi apresentado o conjunto de cartazes da palavra geradora “Barraco”, a disposição do dígrafo “RR” e a nomenclatura de cada cartaz.
Ao final do encontro foi recomendada a leitura sobre “Confecção do material” (p. 19 a 26) e “Passos metodológicos da palavra geradora LOTE” (p. 30 a 38) - Caderno Alfabetizar é Libertar, bem como foi solicitado assiduidade e pontualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário