segunda-feira, 8 de abril de 2019

Conferência de Saúde da Região Oeste – Ceilândia e Brazlândia – (05/04/2019)


No dia 05/04 (sexta), das 8h às 18h, no auditório da Escola Técnica de Ceilândia, foi realizada a Conferência Regional de Saúde da Região Oeste como etapa preparatória à 10º Conferência Distrital de Saúde. A Região Oeste abrange as regiões administrativas de Ceilândia e Brazlândia e o evento contou com o credenciamento de 193 pessoas entre usuários do sistema, gestores e trabalhadores da saúde.

Com o tema “Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, trabalhou com três eixos, a saber: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento adequado e suficiente.

Após a composição da Mesa de Abertura e leitura do regulamento da Conferência, foi realizada a 2ª composição da mesa de expositores com os seguintes temas:

• O papel do controle social na luta pela Democracia e Saúde – Profª. Maria Madalena Torres – Cepafre/Mopocem;

• Saúde como direito – Profª. Sílvia Badim – Faculdade de Ceilândia - FCE/UnB;

• Consolidação do SUS – Profª. Maria Arindelita Neves de Arruda – Associação Brasileira de Enfermagem – Seção DF (Aben-DF);

• Financiamento do SUS – Prof. Everton Silva – Faculdade de Ceilândia - FCE/UnB;

Madalena Torres foi a primeira expositora e evidenciou a importância e consciência do povo no controle social e na luta e fiscalização pelo funcionamento do SUS. Ela apresentou os artigos da CF e da LODF que trazem os mecanismos de controle e de participação dos usuários da saúde pública, além de informações importantes sobre a diminuição progressiva e perversa do investimento, principalmente, no que tange à prevenção de doenças epidemiológicas que resultam nos dados alarmantes que estamos vivenciando no DF. Fez um comparativo dos dados entre Ceilândia e Brazlândia, segundo a Codeplan (PDAD-2015), visto que é o documento oficial mais recente.

Corroborou a importância de se compreender a saúde como bem definiu o sanitarista Sérgio Arouca que “Saúde não é simplesmente a ausência de doença – é muito mais que isso. É bem estar físico, mental, social, político”.

Ao término de sua apresentação, deu-se prosseguimento às demais exposições, tratando de problemas generalizados do SUS e do financiamento.

Após o almoço que foi servido com muita dedicação no roll da escola, às 14h30min ocorreram as discussões e proposições dentro de cada eixo. Pelo Cepafre/Mopocem, no Eixo I, participou Sandra Cordeiro, segmento de trabalhadores da saúde, e no Eixo II, Ailton Velez, Danielle Estrela, Kelly Grigório, Viridiano Brito, pelo segmento de usuários. Na dinâmica proposta pelo regulamento da Conferência, cada Eixo consolidou cinco propostas que foram apresentadas na plenária final, iniciada às 17h. Dentre as demandas, apresentou-se o pedido de socorro da comunidade pelo retorno imediato da Clínica Médica na emergência do HRC e do atendimento da odontologia, que além de atender os casos urgentes que chegavam ao hospital, atendia os pacientes que estavam internados nas enfermarias e emergências do referido hospital.




Ao final, foram definidos os delegados que irão participar da Conferência Distrital de Saúde prevista para os dias 6 e 7 de junho/2019. Foram definidas 14 vagas para trabalhadores, 14 para gestores e 28 para usuários de Ceilândia e Brazlândia. Dentre os escolhidos para Ceilândia, ficaram Kelly Cristina G. Grigório, Viridiano Custódio de Brito e Ailton Velez, como titulares e Danielle Estrela como suplente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate-diálogo: Uma aproximação das ideias de José Marti e de Paulo Freire com o universitário Johansen Reyes (Cuba) - 18/10/2024

No dia 18/10/24 realizamos nosso encontro de formação continuada, contando com a presença do residente cubano Johansen, participante do proj...