Na tarde de sábado (10/03/18), foi realizado no auditório do piso superior do Núcleo de Práticas Jurídicas da UnB, mais um encontro do Programa de Extensão Universitária de pesquisa na pós-graduação sobre Marxismo e Educação. O Programa Pós-Populares, visa à democratização do acesso à pós-graduação em universidades públicas em nível de mestrado e/ou doutorado. A contrapartida para os interessados será o desenvolvimento de um projeto com foco de pesquisa na localidade de moradia e/ou inserção na realidade social, visando uma intervenção local e a continuidade da pessoa atuando e fortalecendo o trabalho coletivo no Pós-Populares. É uma atividade realizada em parceria com o Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia – CEPAFRE.
O encontro teve início com a apresentação de todos os membros participantes, o professor Gilberto Ribeiro do Nascimento, mestrando em Educação pela Faculdade de Educação FE/UnB, coordenador do Programa Pós-Populares em Ceilândia coordenou a reunião. Informou que o professor Dr. Erlando da Silva Rêses, Coordenador do Programa, não estaria presente devido a uma viagem, em seguida pediu que cada participante falasse o nome, localidade de residência e nível de escolaridade após este momento realizou breve comentário de como é a dinâmica das reuniões do Programa Pós-Populares.
Foram dados alguns informes: A professora Maria Madalena Tôrres, membro participante da organização do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA/2018 informou sobre a programação do FAMA e ressaltou a importância e esforço para que todos participassem do evento que será de 17 a 22 de março, as atividades acontecerão na UnB e Parque da Cidade, a professora Lara Andréia Sant’ana Cardoso destacou que foi disponibilizado um aplicativo do FAMA/2018. O professor Erasmo Baltazar Valadão informou e convidou a todos para defesa de sua tese de doutorado que acontecerá no próximo dia 27/03/2018 na FE/UnB, o professor Gilberto complementou os informes chamando a atenção dos (as) interessados (as) em se inscrever em alguma seleção de mestrado e/ou doutorado devem se precaver em elaborar o “Currículo Lattes”, um processo rápido e necessário via internet.
Após os avisos começou o segundo momento da reunião que foi coordenada pela a professora Lenilda Damasceno Perpétuo, mestre em educação pela FE/UnB onde se iniciou as apresentações de propostas de pré-projetos de pesquisa, o professor de história, Alisson Costa Rocha, expôs seu trabalho, cujo tema é: “História do Brasil - A história vista de baixo a partir da Pedagogia do Oprimido”.
A segunda a apresentar sua intenção de pesquisa foi a professora Rosilene Conceição do Nascimento com o tema: “O processo de escolarização de homens e mulheres em situação de rua a partir da Escola Formal”.
O terceiro a apresentar foi o professor Walace Roza Pinel, mestre em educação pela FE/UnB, expôs seu pré-projeto para o doutorado cujo tema é: “Pedagogia nas prisões da Capital: Um estudo sobre a mercantilizarão das práticas educativas no espaço prisional.” Todos os expositores fizeram uso do data show para apresentação de suas propostas de pesquisa.
Conforme o procedimento do Programa Pós-Populares para cada apresentação logo em seguida é aberta a palavra aos participantes para críticas e sugestões. Esse encontro contou com a presença de 28 (vinte e oito) pessoas, graduados, especialistas, mestrandos e doutorandos, além de pessoas de Ceilândia, havia participantes do Plano Piloto, Lago Norte, Gama, Sobradinho, Paranoá, Taguatinga, Sudoeste e Samambaia, do entorno uma pessoa da Cidade Ocidental e de outros estados uma pessoa de São Luiz - MA e outra de Arraias - TO. Do CEPAFRE estiveram presentes os associados professores Gilberto Ribeiro do Nascimento, Edmilson de Melo e Silva e Alisson Costa Rocha. Ao final todos compartilharam o lanche coletivo. A próxima reunião ficou marcada para dia 14/04/2018 às 14h30min no mesmo local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário