quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Confraternização da Turma de Alfabetização do CEF 30 – Cond. Privê


Na noite de 20/12/17(quarta-feira), Danielle Estrela e Madalena Torres, diretoras do CEPAFRE, participaram da confraternização de final de ano da turma de alfabetização da alfabetizadora Vânia Castro, no Centro de Ensino Fundamental 30, localizada no Condomínio Privê – Ceilândia/DF, cujo acompanhamento pedagógico é feito pelo CEPAFRE em parceria com o SINPRO-DF.  
A turma estava muito alegra, animada e também contou com um lanche delicioso preparado coletivamente pela turma e com a presença de alguns familiares.

Confraternização dos participantes do Programa DF Alfabetizado em Ceilândia


Na noite de 15/12/17(sexta-feira), ocorreu a confraternização do grupo de educadores e educadoras do Programa DF Alfabetizado, com representação de dois coordenadores intermediários da UNIEB/CREC – Ceilândia, Flávia A. Luiz e Leandro Vasco Mota; representando o CEPAFRE, Kelly G. Grigório, Maria Madalena Torres e Marilda Medeiros, bem como as educadoras Carla Martins, Glória de Fátima Fonseca e alguns dos seus alfabetizandos(os), Josineide da S. Santos, Luzineide Ribeiro Mendes (coordenadora de turma), Regina Céli Santos, Rosane B. Matias, Vânia de Castro, faltando apenas o educador Nelson Fernandes, que justificou sua ausência por motivo de doença. 
Kelly Grigório e Flávia Luiz fizeram a abertura do encontro dando as boas vindas às alfabetizadoras e aos alfabetizandos, solicitando que se apresentassem dizendo o nome deles, a escola e a localização da escola.
Após as apresentações, Madalena informou sobre a ida à Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA/SEDF), para levar um abaixo-assinado junto com a aluna Elizabete Ferreira de Souza e a alfabetizadora Vânia de Castro, a fim de esclarecer os encaminhamentos do abaixo-assinado em Ceilândia entregue à Direção do CEF 30 e à Coordenação da Regional de Ensino (CREC). Informou também que em conversa com o Coordenador do Programa DF Alfabetizado, o Sr. Alexandre Galdino, ele afirmou que não foi cogitado suspender nenhuma bolsa de alfabetizadores e coordenadores, a exigência é que façam o recesso, informando, oficialmente, o período para que seja lançado no SBA/MEC.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Encontro Nacional de Educadores de Jovens e Adultos - XV ENEJA de 27 a 30 de novembro - Petrolina/PE


De 27 a 30 de novembro de 2017, a delegação do GTPA - Fórum EJA/DF, participou do Encontro Nacional de Educadores de Jovens e Adultos - XV ENEJA em Petrolina/PE, que foi composta por 08 delegados (as): segmento estudante de EJA o senhor Antonio Vieira Filho, segmento movimento popular: Rosenaide Bernardino Pereira - Centro de Alfabetização Recanto das Emas (CAREMAS), Kelly Cristina Guimarães Grigório - Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (CEPAFRE), Samara dos Santos Silva – Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã (CEDEP), pelo segmento sindical: Luciano Matos de Souza – Sindicato dos Professores do DF (SINPRO-DF), Dimitri Assis Silveira -

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Feliz Natal e próspero Ano - Novo


Acompanhamento pedagógico à turma de alfabetização da Escola Classe 27 - Ceilândia Norte


Na noite de terça-feira (12/12), ocorreu uma visita de acompanhamento pedagógico à turma da professora Carla Martina da Silva, do Programa DF Alfabetizado, na Escola Classe 27, situada à EQNO 7/9 – Ceilândia Norte. Nesta escola, no turno da noite funciona apenas esta turma de Alfabetização de Jovens e Adultos. Danielle Estrela, Luzineide Ribeiro e Madalena Torres chegaram à escola já no segundo horário, pelo fato de ter ido, antes, à Escola Classe 33. A turma estava fazendo uma atividade de montagem de cesta básica a partir de recorte de produtos dos encartes de propagandas de preços dos grandes atacadões da cidade, comparando os preços e escolhendo os produtos mais baratos.

Acompanhamento pedagógico à turma de alfabetização da Escola Classe 33 do Setor O - Ceilândia


Na noite de terça-feira (12/12), ocorreu uma visita de acompanhamento pedagógico à turma da professora Glória de Fátima F. da Fonseca, do Programa DF Alfabetizado, na Escola Classe 33, situada à EQNO 13/15 – Setor O – Ceilândia Norte. Nesta escola, no turno da noite, só funciona a turma de alfabetização de jovens e adultos. Contudo, em outras épocas, muitas turmas de alfabetização já funcionaram neste estabelecimento de ensino.

Quando Danielle Estrela, Luzineide Ribeiro e Madalena Torres chegaram à escola, a turma já estava fazendo as atividades orientadas pela professora Glória. Concluída a tarefa, os educandos pararam por algum tempo, para conversar com as visitantes, sobre questões pedagógicas.

Acompanhamento pedagógico à turma de alfabetização do Centro Educacional Nº 11, do Setor P. Norte - Ceilândia


Na noite de segunda-feira (11/12), ocorreu uma visita de acompanhamento pedagógico à turma da professora Regina Céli Costa dos Santos, do Programa DF Alfabetizado, no CED 11, situado à EQNP 5, Setor P. Norte – Ceilândia. Esta escola, mesmo não tendo o 1º segmento da EJA, seus profissionais, em geral, tem grande apreço pela turma. Prova disso, é que todas as atividades que as demais turmas estão envolvidas, a turma do DF Alfabetizado é convidada a se integrar às atividades.

Assembleia Geral Ordinária do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (CEPAFRE)


Na tarde de sábado (9/12/17), ocorreu a Assembleia Geral Ordinária do CEPAFRE, no auditório superior do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ/UnB, às 14h45min, a fim de discutir a seguinte pauta: Informes; Programa DF Alfabetizado; Projetos; Prestação de contas. A presidente Kelly Grigório deu as boas vindas, checou o quórum, justificou as ausências dos associados Gilberto Ribeiro, Luciano Matos e Vânia Sousa. Madalena informou sobre o abaixo-assinado da turma de alfabetização de Vânia Castro, do CEF 30 - Setor Privê entregue à Diretora da EJA da SEDF, Ana Cristina Castro, no encontro do MOPOCEM, “Desigualdades Social e Racial no Brasil - uma realidade a ser transformado” ocorrido no sábado (18/11), solicitando o 1º segmento da EJA na referida escola. Após os informes, a presidente justificou sua saída e Madalena Torres assumiu a presidência da assembleia, solicitando à Danielle que fizesse a apresentação das atividades do CEPAFRE – 2017.

Visita de acompanhamento Pedagógico no CEF 27


Na noite de 06/12(quarta-feira), as diretoras Danielle Estrela e Vânia Nascimento realizaram visita de acompanhamento pedagógico à turma do educador Nelson Fernandes, no CEF 27, Setor QNQ, Ceilândia - DF. Devido à forte chuva, a turma nessa noite estava com reduzida, sendo que, 8 alfabetizandos estavam presentes e o alfabetizador trabalhou a revisão e ditado de palavras que iniciavam com as letras G e J. 

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Alfabetização

Formação continuada de Alfabetizadores do Programa DF Alfabetizado

Na sexta-feira (01/12), de 19 às 21h30min, no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ/UnB), ocorreu mais um encontro de Formação Continuada para Alfabetizadores do Programa DF Alfabetizado e do CEPAFRE, na parceria entre a Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia (CREC), representada nesta reunião pelo coordenador intermediário, Rodrigo Nobre e o Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (CEPAFRE), representado pelas diretoras Danielle Estrela e Madalena Torres, as alfabetizadoras Carla Martins, Josineide da S. Santos, Regina Céli Costa, Rosani B. de Matias; Nelson Fernandes de Pinho e Vânia Castro, a coordenadora pedagógica, Luzineide Ribeiro e,  ausente, somente a alfabetizadora Glória Fonseca.
No primeiro momento foi trabalhado um resumo do artigo “Motivos da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na unidade escolar Maria Modestina Bezerra, Teresina-Piauí”, das autoras: Aline Soares da Silva; Diego de Menezes Vaz da Costa; Rafael da Costa de Almeida; Sabrina Maria Vieira Mendes e Francisca Costa (2013).

Reunião do Movimento Retomada pela construção do Centro Cultural


Na noite de quinta-feira (30/11), ocorreu mais uma reunião do Movimento Retomada pela conclusão das obras do Centro Cultural e Desportivo de Ceilândia.  A reunião contou com representantes das áreas da educação, cultura, esporte, comunidade, conselheiros (as) de Cultura de Ceilândia, do deputado Distrital Chico Vigilante e de assessores dos deputados Wasny de Roure e Reginaldo Veras. Alguns encaminhamentos foram consolidados nesta reunião, quais sejam:

Ø   05/12/17(terça-feira) – 9h30 – Concentração em frente à entrada da CLDF para diálogo com os deputados Agaciel Maia e Chico Vigilante, para fortalecer a permanência da rubrica na Lei Orçamentária Anual (LOA), em prol da conclusão do Centro Cultural e Desportivo de Ceilândia; às 14h deste mesmo dia está  prevista a votação da Comissão de Orçamento;

Reunião com a direção do CEF 30 do Setor Privê / Ceilândia


Na terça-feira dia 28/11, a alfabetizadora Vânia Castro do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (CEPAFRE) acompanhada de um dos coordenadores do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (MOPOCEM), Viridiano de Brito estiveram em reunião com o diretor Edson Augusto de Mendonça Junior do Centro de Ensino Fundamental 30 do Setor Privê - Ceilândia Norte, com o objetivo de entregar um abaixo-assinado, contendo 630 assinaturas da comunidade, documento que reivindica a abertura de turmas do 1° Segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Lançamento Coletivo de Meio ambiente do SINPRO - DF


Na noite de segunda-feira (27/11), ocorreu o lançamento Coletivo de Meio ambiente do SINPRO - DF de professores e orientadores educacionais, para discutir a temática meio ambiente e a integração ao Comitê do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA -2018), que ocorrerá no período de 17 a 22 de março de 2018. O diretor Gabriel Magno da Secretaria de Políticas Sociais do SINPRO falou que a construção deste coletivo foi aprovada durante o último congresso do SINPRO e tem como objetivo reunir professores, para fazer o debate sobre o meio ambiente. Em seguida, sugeriu que todos se apresentassem e assim foi feito. Após as apresentações, abriu para que fosse falado sobre o FAMA-2018. O professor Perci Coelho do Instituto de Humanidades da UnB estava sendo esperado para falar do tema, mas não chegou a tempo da viagem. Nesse sentido, Maria Madalena Torres do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (MOPOCEM) falou sobre o FAMA-2018: dos objetivos, do período de acontecimento, da coordenação local e geral, dos Comitês de Ceilândia, Gama-Pedregal - Novo Gama; Sobradinho e Paranoá e de sua composição por movimentos popular, social e sindical e, que o FAMA não é apenas um evento, mas principalmente, um movimento. Para concluir, entregou aos participantes um folder explicativo sobre o FAMA-2018, cujo lema é: Água é direito, não mercadoria”.

sábado, 2 de dezembro de 2017

Reunião com a Direção do Hospital Regional de Ceilândia/HRC


Na manhã de sexta-feira (17/11), ocorreu uma reunião com a Drª Andréa Nogueira Araújo, diretora do HRC, no gabinete da Diretoria, a fim de tratar de assuntos referentes à construção do 2º Hospital de Ceilândia. Todos se apresentaram e a Drª Andréa Nogueira também. Viridiano Brito, um dos coordenadores Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (MOPOCEM), relatou sobre a história de luta pelo 2º hospital de Ceilândia, bem como a história do MOPOCEM Falou também sobre a ida à NOVACAP, para conhecer melhor os trâmites de elaboração do Projeto arquitetônico para a Construção do 2º hospital. 

Cepafre Conclui sua Segunda Assembleia Anual com Planos para o Futuro

No último sábado, dia 6 de dezembro de 2025, o Cepafre realizou a sua segunda Assembleia Geral Anual. O encontro contou com a participação a...