quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Confraternização dos participantes do Programa DF Alfabetizado em Ceilândia


Na noite de 15/12/17(sexta-feira), ocorreu a confraternização do grupo de educadores e educadoras do Programa DF Alfabetizado, com representação de dois coordenadores intermediários da UNIEB/CREC – Ceilândia, Flávia A. Luiz e Leandro Vasco Mota; representando o CEPAFRE, Kelly G. Grigório, Maria Madalena Torres e Marilda Medeiros, bem como as educadoras Carla Martins, Glória de Fátima Fonseca e alguns dos seus alfabetizandos(os), Josineide da S. Santos, Luzineide Ribeiro Mendes (coordenadora de turma), Regina Céli Santos, Rosane B. Matias, Vânia de Castro, faltando apenas o educador Nelson Fernandes, que justificou sua ausência por motivo de doença. 
Kelly Grigório e Flávia Luiz fizeram a abertura do encontro dando as boas vindas às alfabetizadoras e aos alfabetizandos, solicitando que se apresentassem dizendo o nome deles, a escola e a localização da escola.
Após as apresentações, Madalena informou sobre a ida à Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA/SEDF), para levar um abaixo-assinado junto com a aluna Elizabete Ferreira de Souza e a alfabetizadora Vânia de Castro, a fim de esclarecer os encaminhamentos do abaixo-assinado em Ceilândia entregue à Direção do CEF 30 e à Coordenação da Regional de Ensino (CREC). Informou também que em conversa com o Coordenador do Programa DF Alfabetizado, o Sr. Alexandre Galdino, ele afirmou que não foi cogitado suspender nenhuma bolsa de alfabetizadores e coordenadores, a exigência é que façam o recesso, informando, oficialmente, o período para que seja lançado no SBA/MEC.

As alfabetizadoras informaram que já receberam três as bolsas do GDF, após três meses de atraso e que o deputado distrital Wasny de Roure muito contribuiu para que esses pagamentos fossem efetivados.
Madalena falou, ainda, que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, manteve na quinta-feira (14/12/17) o título de Patrono da Educação Brasileira a Paulo Freire, pois um projeto de lei da direita mais atrasada do Brasil havia proposto a retirada do título. Assim, de uma vez por todas, essa malfadada tramitação no legislativo brasileiro foi exterminada.
Flávia Luiz coordenou o debate sobre o recesso, reiterando as palavras de Madalena e acordou com todos que as turmas deverão funcionar até o dia 21/12, retornando os trabalhos em 5/2/2018, junto com as escolas da rede pública de ensino. Contudo, deverá haver reposição do mês de janeiro e que não haverá uma bolsa a mais, já que o mês de janeiro será de reposição de uma bolsa já recebida. Todas concordaram em repor.
Madalena perguntou a todos (as), o que significa o Natal, as respostas foram expressas nas palavras: vida, união, amor, fé, nascimento, renascimento, presença de Deus, reunião de família, Jesus no coração e em todo lugar. Falaram que o natal foi banalizado com compras, baladas, bebidas, comida, todo tipo de comemoração, mas poucos festejavam o nascimento de Cristo, por isso, de acordo com o grupo, é preciso refletir mais sobre essa data santa.
Ao final, Leandro Mendes distribuiu as lembrancinhas de Natal (composta por um chocolate, um bis e um marca página). Em seguida, colocaram música dançante, serviram o lanche coletivo e todos se divertiram. Confraternização dos participantes do Programa DF Alfabetizado em Ceilândia  despedida foi marcada por muitos abraços. Ao final, organizaram as caronas solidárias, sendo que, Flávia, Madalena e Leandro foram levar os alfabetizandos e algumas alfabetizadoras em suas residências.

 1

 2

3

4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrega de Material Pedagógico à Diretoria do Cepafre destinada às turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos – 03/05/2024

Na tarde de 03/05/2024 (sexta-feira), às 15h, Maria Madalena Tôrres, integrante da Diretoria do Cepafre, Bárbara Arruda e Carlos Eduardo,  e...