Nos dias 31\08 e 1\9, ocorreu o 1º Seminário Temático do IH: Crise hídrica: apurando responsabilidades socioambientais do passado, presente e futuro, realizado pelo Instituto de Humanidades (IH-UnB), no Anfiteatro 10 – ICC Centro, Campus Darcy Ribeiro – UnB.
Maria Madalena Torres, vice - presidente do CEPAFRE e integrante do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (MOPOCEM), participou os dois dias, no turno da tarde. Na tarde de 31/08, o tema da Mesa 2 foi: Águas do “desenvolvimento”: para onde vamos ou para onde queremos ir? Os conferencistas foram com Altair Sales Barbosa (IHGG) e Osvaldo Arly Jr (FAMA – Nacional), sob a coordenação do professor de Filosofia, Pedro Ergnaldo Gontijo, sendo que, após as exposições, os comentadores Guilherme Delgado(ABRA) e Rafael S. A. dos Anjos (PPGE\IH\UnB) fizeram suas ponderações, acrescentando algumas reflexões sobre as questões ambientais que envolvem a situação hídrica do país, dos biomas brasileiros e das responsabilidades governamentais, encerrando com debate e esclarecimentos.
Na tarde do dia 01/09, o tema da Mesa 3 – A (in)segurança hídrica: privatização vs estatização, qual a saída? Os conferencistas foram Edson Aparecido da Silva (FAMA – Nacional) e um representante do Fórum Mundial das Águas. A coordenação da mesa foi executada pelo professor Perci Coelho e os comentaristas foram Maria Lúcia Lopes da Silva e Tatiana Santana (ABES-DF). As falas giraram em torno dos aquíferos brasileiros, saneamento básico, transposição do rio São Francisco e da diferença entre os objetivos do Fórum Mundial da Água(FMA) e do Fórum Alternativo Mundial da Água(FAMA), visto que um defende água como mercadoria e o outro defende a água como um bem social, encerrando com debate e esclarecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário