quinta-feira, 15 de junho de 2017

Reunião do Gtpa - Fórum EJA - DF - 15/06/2017

Na manhã de quinta-feira (15/06), feriado de Corpus Christi, foi realizada a reunião do GTPA - Fórum EJA/DF, no auditório do SINDSEP, localizado no Setor Bancário Sul, Qd. 01 Bloco "K" - Ed. Seguradoras 16º e 17º andares (atrás do Prédio da Caixa Econômica Federal), com o objetivo de discutir a seguinte pauta: Informes, IV EREJA, DF Alfabetizado, PDE e Audiência Pública sobre a EJA.
A reunião teve participação das coordenadoras do GTPA - Fórum EJA – DF, Maria Luiza Pinho Pereira (UnB) e Leila Maria de Jesus (CEDEP), do professor Elias Silva, pela Casa de Paulo Freire – São Sebastião, Antônio V. Filho, estudante do terceiro segmento da EJA do CEM 03 de Ceilândia, Silvan Silva Neves, educador de Samambaia, Luciano Matos, representante do SINPRO – DF e associado do CEPAFRE e, também pelo CEPAFRE estiveram presentes a vice-presidente professora Maria Madalena Torres, e o associado professor Gilberto Ribeiro do Nascimento Sousa.



Nos informes, Maria Luiza disse que o Comitê contra a desigualdade econômica foi lançado por Júlio Miragaya, presidente do Conselho Federal de Economia – COFECON. Informou também que será realizado em agosto uma Formação sobre o programa de transição de Leon Trotsky e, por fim, enfatizou as perseguições que sindicalistas vem sofrendo por causa da nova gestão do governo ilegítimo. Madalena Torres informou que foi lançado, no dia 09/06/2017, o Comitê do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), que visa discutir a água como direito e não como mercadoria, em contraposição ao Fórum Mundial da Água que será composto pelo o governo e as corporações, cujo interesse pela água é como mercadoria. Na ocasião, o Prof. Dr. Leo Heller, relator da ONU, professor da UFMG, proferiu palestra "Os direitos humanos à água e ao saneamento básico: consequências práticas". Leila Maria informou que ocorrerão várias atividades na sede do CEDEP em comemoração ao aniversário da entidade, que completará 30 anos no dia 02 de agosto. Informou também que será realizado, no dia 29/06/2017, o Seminário Paulo Freire Vida e Obra: diálogos que permanecem, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) e que está prevista para o dia 19/09/2017, uma Audiência Pública para discutir a EJA. Gilberto lembrou que a Reunião do GTPA-Fórum EJA/DF e o MOPOCEM  com o diretor do CEM 03, Divaldo de Oliveira, foi adiada para o próximo semestre.

Sobre o IV Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos – IV EREJA, a previsão é de que ocorra até setembro com a participação máxima de dez pessoas por estado, totalizando 40 delegados (as), onde o perfil dos participantes será de militantes da EJA para o enfrentamento da conjuntura com uma discussão mais política. Proposta inicial é que seja nos dias 16 e 17 de setembro de 2017.
Sobre o PDE Programa de Descentralização Administrativa e Financeira – PDAF, o deputado Wasny de Roure comunicou que haverá uma reunião até o dia 21/06/2017 sobre o assunto, há um prazo final para ser incluso na Lei Orçamentária do DF, o SINPRO/DF e o Sindicato dos Auxiliares em Educação – SAE foram exigir que as metas 8,9 e 11 do Plano Distrital de Educação - PDE sejam feitos emendas.
Quanto às informações pertinentes à EJA, como a Diretrizes da EJA e o DF alfabetizado, a coordenação do GTPA-Fórum EJA/DF solicitará à atual diretora da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos – DIEJA  uma reunião para que ela possa esclarecer sobre o andamento das Diretrizes, que já completarão três anos da sua publicação e sequer foram implementadas, bem como  informar sobre os problemas referentes ao Programa DF Alfabetizado que só comtemplou 57 turmas para o DF, sendo apenas 3 por região administrativa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de Formação Inicial de Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 22/04/24

Na  noite de segunda-feira (22/04), ocorreu a abertura do Curso de Formação Inicial de Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e I...