sexta-feira, 9 de junho de 2017

Lançamento do Comitê Local do Fórum Alternativo Mundial da Água – (9/6/2017)


Na tarde de 9/6 (sexta-feira) ocorreu o lançamento do Comitê Local do Fórum Alternativo Mundial da Água, no auditório Roberto Salmeron, na Faculdade de Tecnologia da UnB, Campus Darcy Ribeiro. O coordenador do encontro, Marcos Montenegro fez a abertura, chamando o Sr. Edson Aparecido, coordenador geral do Comitê do Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama), para expor os objetivos do Fórum, que explica que o FAMA vai discutir a água como direito e não como mercadoria, em contraposição ao outro fórum que será composto pelo o governo e as corporações e que o interesse pela água é como mercadoria. Em seguida, houve apresentações da dança da chuva e proteção do cerrado, pelos índios do Santuário dos Pajés. Logo após, houve uma apresentação musical, “água de beber”. Pedro Terra declamou uma poesia. Montenegro, então, convidou o Prof. Dr. Leo Heller, relator da ONU, professor da UFMG a proferir palestra "Os direitos humanos à água e ao saneamento básico: consequências práticas".

Heller afirmou que é preciso pensar em modelos inteligentes para estabelecer medidas de acesso gratuito à água a quem não tem condições de pagar por este recurso. “O direito à água e ao esgotamento é internacionalmente reconhecido e deve ser normativo, com qualidade e acessibilidade. Nem todos os países hoje têm um sistema que funciona para todas as classes sociais, inclusive no Brasil”, destacou.
E concluiu: “pudemos observar essa lógica com a crise de gestão de água ocorrida em São Paulo em 2015 e, agora, aqui, no Distrito Federal, onde as populações mais carentes são as primeiras a sofrer com o racionamento gerido pelos governos locais.”
A palestra foi muito esclarecedora, com dois blocos de perguntas sobre as ocupações, a chamada “crise hídrica, econômica, a gestão incompetente, tecnologia na área do saneamento básico em outros países, entre outras, e o professor respondeu a todos com precisão.

Participaram pelo CEPAFRE, Edmilson Melo e Madalena Torres, além de membros do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (MOPOCEM) e representantes do Centro de Preservação e Conservação Ambiental (CPCAM).


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de Formação Inicial de Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 06/05/2024

Na noite de segunda-feira (06/05/2024), às 19h16min, iniciou-se mais uma noite de formação inicial para alfabetizadores de jovens, adultos e...