Na noite de 11/05(quinta-feira), às 19h30min, ocorreu a visita de acompanhamento pedagógico à turma de alfabetização do educador Nelson Antônio Fernandes de Pinho, no Centro de Ensino 27, Área Especial 7, Setor QNQ - Ceilândia. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira e a turma é composta por 18 educandos.
Nelson estava fazendo revisão com os alfabetizandos, visto que só 10 estavam presentes, por motivos justificados.
Para a revisão, escolheu o nome do alfabetizando Raimundo, debateram sobre a origem do nome e os lugares de existência do nome. A turma disse que conhece muitos nordestinos de nome Raimundo, contudo conhecem mais piauienses Raimundo, falaram da banda de música “Raimundos” e também de São Raimundo Nonato-PI, padroeiro do município, cujos festejos do santo se dão no mês de agosto.
A partir da palavra Raimundo surgiram outras palavras, quais sejam: raio, rainha, rato, raquete, rádio, rack, Raquel, radiola, Ricardo, revista, ratoeira e rapadura. Foram revisados os padrões silábicos: ra, re, ri, ro, ru. As palavras foram agrupadas por nome de pessoas, alimentos, objetos, móveis, animais. Todos anotaram e fizeram a primeira tarefa, já a segunda, foi a separação silábica e o significado da cada palavra. A terceira foi a numeração das palavras. Em seguida, Nelson realizou as devidas correções, sendo muito divertida a forma como conduziu o trabalho.
Alguns alfabetizandos já estão escrevendo pequenas frases e os demais escrevendo palavras com duas sílabas. A turma está se desenvolvendo aos poucos, visto que alguns têm problemas de visão, dores ósseas, cansaço, situações comuns na idade deles.
O educador Nelson continua como voluntário, visto que o Programa DF Alfabetizado ainda não publicou o edital que prevê o pagamento de bolsas aos alfabetizadores e coordenadores pedagógicos. Nesse sentido, a diretoria do CEPAFRE também realiza um trabalho voluntário, fazendo o acompanhamento pedagógico dessa turma.
Participaram desta visita, Alisson Costa Rocha(associado do CEPAFRE) e Madalena Torres(vice-presidente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário