segunda-feira, 6 de março de 2017

Reunião do Grupo Pós-populares – (04/03/2017)

Na tarde de sábado (04/03), às 14h30min, foi realizado mais um encontro do Grupo de Pesquisa na Pós-graduação sobre Marxismo e Educação, no auditório Maria da Penha, piso superior do Núcleo de Prática Jurídica-NPJ/UnB. O Programa "Pós-Populares", visa a democratização do acesso à pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB) em nível de mestrado e doutorado. A contrapartida para os interessados será o desenvolvimento de um projeto com foco de pesquisa na localidade de moradia ou inserção na realidade social, visando uma intervenção local.

O professor Erlando da Silva Rêses, coordenador do Programa coordenou a reunião, em breves palavras falou como funciona a metodologia dos trabalhos, visto que, em todo encontro é livre aos participantes a apresentação de proposta de pré-projeto de pesquisa. Destacou, ainda, que estamos caminhando para o quarto ano do Programa Pós-Populares em Ceilândia. O estudante de direito, Silvan Silva Neves informou que no próximo dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, haverá ampla mobilização nacional contra a PEC 287 – Projeto de Lei de Reforma da Previdência Social, o qual pretende impor aos trabalhadores (as) brasileiros (as) a aposentadoria integral, somente após 49 anos de contribuição, tal iniciativa será para favorecer os patrões em detrimento aos trabalhadores (as), principalmente os menos favorecidos.

Outro informe proferido por ele, foi sobre a greve geral que está prevista para o dia 15 do corrente, também contra essas reformas. Em seguida o professor Gilberto Ribeiro do Nascimento, a professora Roberta Fernandes Batista e a professora Leila Maria de Jesus realizaram suas apresentações de proposta de pesquisa, o tema abordado pelo o professor Gilberto Ribeiro foi: “Pioneiros de Ceilândia: Uma memória viva a ser explorada”, após sua exposição a professora Roberta Fernandes expôs sua proposta de trabalho com o seguinte tema: “Emancipação da Mulher na Educação de jovens e Adultos”. Após isso, a professora Leila Maria de Jesus apresentou o seu pré – projeto, com o tema ”Memória territorial da comunidade do Paranoá – DF. A participação da educação popular e da educação pública”. Cada expositor teve seu momento de apresentação, todos utilizaram o projetor multimídia, após a apresentação de cada expositor foi aberto o debate, críticas e sugestões ao projeto de pesquisa, assim foi até concluir as três apresentações.

 Esse encontro contou com a presença de 16 (dezesseis) participantes, graduados, especialistas e mestrandos, pessoas de diversas cidades do DF e entorno. Além de Ceilândia, havia convidados do Plano Piloto, Sobradinho, Guará, Samambaia e Gama, bem como, de Valparaíso-GO. Do CEPAFRE estiveram presentes o associado Gilberto Ribeiro do Nascimento e a representante da diretoria, a professora Vânia de Sousa Nascimento.  Ao final do encontro, todos compartilharam o lanche coletivo, sendo que, a próxima reunião ficou marcada para o dia 08 de abril, no mesmo local e horário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate-diálogo: Uma aproximação das ideias de José Marti e de Paulo Freire com o universitário Johansen Reyes (Cuba) - 18/10/2024

No dia 18/10/24 realizamos nosso encontro de formação continuada, contando com a presença do residente cubano Johansen, participante do proj...