Na tarde de 26 de novembro de 2015( quinta-feira), de 14 às 18h, no auditório Beijódromo - Memorial Darcy Ribeiro ocorreu uma palestra "O poder da indústria bélica no controle do território global" cuja a coordenação foi do professor Jair Reck (Nescuba/Ceam) e os conferencistas que trataram sobre o referido tema foram: René González Barrios (Cuba), José Arbex Jr. (Brasil) e Muna Odeh (Brasil).
No que remete ao tema "A luta dos povos pelo bem-viver contra o imperialismo", os conferencistas abordaram as dificuldades do mundo para o bem-viver, visto que, com o sistema capitalista dominando tudo, a um fortalecimento da industria bélica, a destruição do meio ambiente e a crise em geral que provoca a subordinação dos estados nacionais. "Anti-bem-viver se manifesta no agronegócio; No ar pelas ondas digitais e analógicas de comunicação como agente de reprodução da ideologia dominante; Na água sobre o interesse do hidro negócio e ainda na forma do fogo destrutivo proporcionado pelo uso das armas cada vez mais letais produzidas por uma industria bélica de alta tecnologia para matança generalizada."
Foi fundamental a apresentação de Muna Odeh sobre a luta das mulheres contra o machismo e todo tipo de preconceito na Palestina, fazendo referência a Malala Yousafzai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2014, ressaltando que Malala é apenas uma das mulheres de luta da Palestina.
Sem deixar de mencionar a importância dos comentadores Faraj Hassan Ali (PAlestina) e Tirso W. Sáenz (Cuba) no enriquecimento do debate.
Este seminário foi um contra-ponto a mídia a serviço do capital com suas propagandas enganosas que apresenta o errado como certo e o certo como errado, fazendo com que a população pense que as "suas notícias" correspondem a realidade.
Participaram pelo CEPAFRE: Kelly Grigório (Presidente), Madalena Torres (Vice-presidente) e Marcelo Guimarães (voluntário).
Nenhum comentário:
Postar um comentário