Na tarde de 19/9, de 15 às 17h ocorreu no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas/UnB - Ceilândia Centro, o “Encontro e reencontro com as memórias de Paulo Freire”, realizado pelo CEPAFRE em parceria com o Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (MOPOCEM).
- Clique aqui para acessar os vídeos
A presidente do CEPAFRE Kelly Grigório e Viridiano Custódio, representante do MOPOCEM fizeram a abertura do encontro colocando sobre cada momento que iria acontecer naquela tarde.
No primeiro momento foi apresentado um documentário “Educar para transformar”, direção de Tânia Quaresma, 2005, duração: 28min, abordando as influências do pensamento de Paulo Freire em várias formas de educação.
No segundo momento foi apresentado um vídeo sobre os 26 anos do CEPAFRE, direção de Danielle Estrella, 2015, duração: 5min, fazendo referência às várias fases, pelas quais o CEPAFRE passou.
No terceiro momento, todos se apresentaram e puderam falar dos encontros e reencontros com Paulo Freire em suas participações no CEPAFRE ou fora dele. Poucos convidados disseram não conhecer o educador.
Um momento marcante foi ouvir a professora Maria Luiza Pinho Pereira que, junto com mais quatro colegas, no anos de 1985, ensinaram aos educadores populares de Ceilândia, os princípios freireanos, no fazer pedagógico, da educação libertadora na alfabetização de jovens e adultos.
Foi emocionante ouvir os membros da primeira diretoria de 1989 (Maria Madalena Torres, Pedro de Oliveira Lacerda) e Vânia Rego (sócia fundadora) que em épocas muito duras, todo material da alfabetização ficava guardado em sua casa, visto que o CEPAFRE ainda não tinha lugar definido. Fizeram-se presentes os demais sócios fundadores: Edmilson Melo, João Batista de Arruda, Osmar de Oliveira Aguiar e Rita do Espírito Santo.
A equipe do CEPAFRE convidou todos os sócios que conseguiu contatar, mas, infelizmente, nem todos foram encontrados. Nesse sentido, Kelly Grigório, chamou um a um dos sócios presentes, a fim de entregar os certificados de honra ao mérito, aos sócios que, em 2 de setembro de 1989, criarem o CEPAFRE.
Todos se reuniram em volta do bolo de aniversário do CEPAFRE e cantaram parabéns por seus 26 anos de existência. Os bolos foram doados por Marize Rocha e Danielle Estrella.
Foram entregues, ainda, chaveiros com a logomarca do CEPAFRE e o rosto de Paulo Freire.
O CEPAFRE agradece às equipes que colaboraram antes, durante e depois do evento.
Agradece, ainda, aos representantes do GTPA/Fórum EJA-DF, Fórum EJA Goiano, da Coordenação da EJA de Ceilândia e do Recanto das Emas, alfabetizadores, alfabetizados, professores, participantes do MOPOCEM, Portal dos Fóruns de EJA, Grupo Caremas, SINPRO-DF, SINDISEP/DF, Setorial de Educação, Prefeitura Comunitária da Ceilândia sul, membros do CEPAFRE.
Participaram desse evento 42 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário