• Informes Gerais – Encaminhamentos 2014/2015;
• Reivindicação de um novo Hospital para Ceilândia;
• Curso de Formação de lideres de movimentos sociais.
1. Informes Gerais – Encaminhamentos 2014/2015
Madalena Torres informou sobre as ações do Coletivo sindical, popular e estudantil e que o primeiro debate será realizado no auditório Francisco Zacolli, Ed. Seguradoras, Setor Bancário Sul – SINDSEP, de 19h às 21h30min, cujo tema será “Petrobras e a soberania Nacional.”
Informou ainda que o próximo debate será em Ceilândia, no dia 25/04/15 com o tema “Reforma Política”. A mobilização na cidade ficará por conta do MOPOCEM, do CEPAFRE e de entidades e movimentos afins.
Nina Velez e Ailton Crispim informaram sobre a I FECC - Feira da Economia da Cultura de Ceilândiacom várias palestras e atrações artísticas e acontecerá no Espaço Bateria Nota Show, na EQNP 11/15,Setor P. Norte, de 14h às 22h.
Ailton informou sobre o Cine Club, no espaço Matraca, que fará uma mostra de filmes, às 19h, do dia 24/03/2015, na QNQ 5 - Área Especial.
João Monlevade informou sobre quatro reivindicações do MOPUC:a) cursos noturnos na FCE/UnB- Ceilândia; b)Universidade distrital; c)Curso de tecnólogo de gestão pública na Ceilândia e; d) financiamento pelo Fies.
Acássio (assessor do dep. Reginaldo Veras), falou das dificuldades pelas quais passa a Escola Técnica de Ceilândia, com falta de profissionais e financiamento para oferta de outros cursos.
2. Novo hospital de Ceilândia
Foi informado por Madalena Torres, Viridiano Custódio e Gilberto Ribeiro sobre a Emenda parlamentar de 1 milhão de reais, do deputado Chico Leite destinada à elaboração do projeto arquitetônico do novo hospital.
Nesse sentido, o senador Cristovam Buarque também destinou à saúde do DF, 1 milhão de reais, contudo não sabemos se todo recurso será para o novo hospital de Ceilândia.
Foi apresentada uma proposta de texto de abaixo-assinado e aprovado com alguns ajustes, contendo a importância do novo hospital e sua justificativa.
Ressalta-se que o hospital existente, atualmente, foi construído em 1981, para uma população de 80 mil habitantes. Entretanto, a população atual é de aproximadamente 500 mil moradores e vem resistindo bravamente ao tempo, por meio da construção de “puxadinhos” e de outras reformas emergenciais, o que tem comprometido a qualidade da assistência e o acesso dos usuários aos serviços que são oferecidos por essa unidade de saúde.
Foi definido que para dar sustentação a essa luta será preciso procurar apoio dos deputados de Ceilândia, dos federais e do governo, além de organizar e intensificar a luta com abaixo-assinado e mobilização constantes.
3. Curso de formação política
Objetivo: formar politicamente lideranças de movimentos sociais da cidade de Ceilândia impulsionando a construção de um projeto popular para cidade e o DF.
• Último dia para inscrições: 10/04/2015.
• Serão 60 cursistas.Os critérios para inscrições serão dois: ordem cronológica de entrega da ficha de inscrição e participação ativa em movimentos sociais.
o A ficha de inscrição pode ser entregue por e-mail ou em mãos
o Será elaborado um resumo do curso;
• A Comissão de finanças foi constituída por três membros do MOPOCEM: Viridiano Custódio, Francisca Xavier e Antônio Vieira;
• A Coordenação Pedagógica será constituída por três pessoas da Consulta Popular: a indicar
• A Coordenação de Comunicação será composta por Kelly Grigório e Madalena Torres
Participaram 30 pessoas da reunião, seis membros do MOPOCEM justificaram suas ausências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário