Na sexta-feira, 20/03 das 19h às 21h30min,ocorreu a reunião de alfabetizadores (as) e Coordenadores do Programa DF Alfabetizado em Ceilândia, no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas-NPJ, para tratar da seguinte pauta:
1. Informes;
2. Apresentação de estudos sobre letramento
No dia 16/03/15, Madalena Torres (CEPAFRE) e Israel Coutinho (Coordenação do DF Alfabetizado) realizaram visitas às turmas das alfabetizadoras Tatiane Ribeiro, na Casa de Justiça e Cidadania – EQNN 05/07 – Ceilândia Norte e na turma da alfabetizadora Regina Celi Costa dos Santos no Centro Educacional 11 – EQNN 01/05 Setor “P” Norte de Ceilândia.
Gilberto Ribeiro informou que o debate sobre o tema Petrobras e a soberania Nacional está confirmado, para 26/03/2015, às 19h, no Auditório Francisco Zocolli, Ed. Seguradoras, Setor Bancário Sul, Quadra I, 17º Andar, será aberto ao público e todos estão convidados. Além do que, será importante a presença de todos, visto que, o CEPAFRE e o MOPOCEM estão na organização.
Madalena informou sobre a reunião do MOPOCEM ocorrerá no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas-NPJ, 1º andar- Ceilândia Centro, no dia 21/03/2015, às 14h30min.
Robson Santos informou que ao tratar do assunto cerimônia de entrega de certificados com o Coordenador da Regional de Ensino de Ceilândia, professor Marcos Antônio, ele propôs que a seria melhor realiza-la no SESC e não na Escola Parque, com sugerido antes, os alfabetizadores acharam muito bom.
Falou da importância da realização dos testes de saída, para registrar no Sistema Brasil Alfabetizado, e com o retorno de Valéria à coordenação do DF Alfabetizado tudo ficou mais fácil, até mesmo para acessar o sistema. Visitaram turmas e entregaram testes de saída a algumas alfabetizadoras.
Madalena falou da visita à turma da Ir. Maria Tereza, no Centro Comunitário do Idoso -CCI e da reivindicação que os educandos fizeram em dar continuidade aos estudos, no mesmo espaço em que estão estudando e que na reunião Robson Santos ficou responsável por levar essa demanda ao Coordenador da Regional de Ensino.
Foi informado sobre a I FECC - Feira da Economia da Cultura de Ceilândia, com abertura às 14h, do dia 28/03(sábado), na EQNP 11/15 – Setor P. Norte. Os organizadores solicitaram aos movimentos que divulguem nas redes sociais.
Antes da apresentação do texto, Adriana de Freitas apresentou um vídeo de 14h27min, com entrevista à professora Magda Soares (especialista em experiências de letramento) sendo que, logo após, foi realizada a exposição do texto “O que é ser alfabetizado e letrado?” de autoria de Maria da Graça Costa Val, por Adriana Dias de Freitas, Luzineide Ribeiro Mendes e Maria Martins, os comentários ficaram por conta da alfabetizadora Marilda Medeiros e Marize Rocha. Robson Santos justificou que não iria comentar, porque não teve tempo durante a semana.
O debate foi interessante e polêmico, visto que foram discutidos os conceitos de alfabetização e letramento em sala de aula; valorização da cultura escrita; apropriação do sistema da escrita; leitura e produção escrita e a metodologia de Paulo Freire, mais enfatizado por Adriana de Freitas, Marize Rocha e Madalena Torres.
A alfabetizadora Tatiane Ribeiro fez um caldo saboroso e os demais contribuíram com copos de caldo, pães e talheres, que foi oportuno, já que todos estavam famintos. Participaram nesse encontro, o coordenador do DF Alfabetizado Robson Santos alfabetizadores (as), as diretoras do CEPAFRE: Madalena Torres, Vânia Souza, Marize Rocha e o sócio Gilberto Ribeiro do Nascimento.
Parceria: Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia - CREC
Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia - CEPAFRE
Nenhum comentário:
Postar um comentário