• Informes;
• PDE/FDE;
• CEJAD;
• XIV ENEJA;
• V SNF
A professora Maria Luiza Pinho Pereira coordenou a reunião, abrindo para informes. Delzair Amâncio, Luciano Matos e Gilberto Ribeiro falaram das dificuldades da paralisação da categoria de professores do DF e do término dessa mobilização. Dimitri Assis falou da proposta de formação política encaminhada pelo SINDSEP e que existe articulação com a CUT e demais sindicatos, para realização dessa tarefa. Madalena Torres informou sobre o retorno das turmas do Programa DF alfabetizado e a baixa no quantitativo de alfabetizandos, com motivo mais do que justificável, uma vez que, o calendário da rede pública foi estendido, de certa forma, houve desmobilização temporária no retorno dos educandos. Leila Maria fez um relato de sua estada e de sua equipe na CEJAd, apresentou um caderno impresso com as Diretrizes da EJA, bem como o relatório de atividades do período em que coordenou a CEJAd.
Quanto à pauta, pelo avançar do tempo, só foi possível discutir os seguintes assuntos:
V SNF; CEJAd e PDE.
Delzair Amâncio levou os boletins impressos sobre V SNF. Contudo, o maior problema para nossa participação no seminário são os prazos, visto que, as inscrições foram encerradas para envio de artigos no dia 28/02. No entanto, o coletivo do GTPA-Fórum EJA/DF solicitou prorrogação até o dia 15/03, a fim de que o grupo construa um texto coletivo. Leila Maria fez uma memória minuciosa de como surgiu a discussão do SNF, no ENEJA.
O gestor da CEJAd, Claudio Amorim falou sobre sua gestão e que foi convidado por Gilmar Ribeiro(Subsecretário) a permanecer na equipe, para coordenar a CEJAd; informou ainda, que a maioria da equipe continua a mesma do período de Leila Maria e que, finalmente, a educação nas prisões volta a ser responsabilidade da CEJAd, mas que, estão enfrentando problemas com a lotação dos professores que atuam nessa modalidade.
Maria Luiza colocou que o governo passado não protocolou na Câmara, o Plano Distrital -PDE de Educação, por isso, as articulações continuam entre o Fórum Distrital de Educação-FDE, a Secretaria de Educação e a Câmara Legislativa.
Foi encaminhado que Julieta Borges, Irlanda Aglae, Luciano Matos, Leila Maria, Elias Silva, Maria Luiza, Madalena Torres elaborarão um artigo coletivo sobre a experiência de formação no GTPA/Fórum EJA/DF.
Participaram dessa reunião 17 pessoas, sendo 06 do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia –CEPAFRE: Kelly Grigório; Madalena Torres, Glberto Ribeiro, Luciano Matos, Moisés Dias e Conceição Botelho; representante do SINDSEP-DF, do SINPRO-DF;da Universidade de Brasília-UnB; da CEJAd–SEDF; de representantes de professores e orientadores educacional; do movimento popular e estudante da UnB, membro do GEMPEX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário