segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Todo dia é Dia de Plantar: Movimento Popular e Ambiental Transforma Espaços Públicos com Plantio do Cerrado

No 7 de dezembro de 2025, o movimento popular e ambiental de Ceilândia realizou uma ação  plantio de mais de 150 mudas nativas do Cerrado na Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), próximo ao Setor P Sul e ao Campus UnB Ceilândia. 

O evento faz parte do “Dia de Plantar”, iniciativa realizada todo primeiro domingo de dezembro, e simboliza a resistência e o cuidado com o bioma que nos rodeia.


No dia 13 de dezembro, uma segunda ação foi realizada, desta vez na Lagoinha do Sol Nascente, área que sofre com graves problemas de degradação ambiental. Foram plantadas mais de 50 mudas do Cerrado, em um ato que reforça o desejo da comunidade de transformar o local em um Parque de Unidade de Conservação.


Estiveram presentes aos dois atos mais de 60 pessoas, entre elas os deputados distritais Gabriel Magno e Max Maciel, o deputado federal Reginaldo Veras, a Professora Fernanda Natasha Bravo Cruz, diretora da Rede de Polos de Extensão da UnB e o administrador regional Dilson Resende de Almeida, além de vários moradores locais.

O Cepafre, juntamente com o Movimento Salvie Arie JK, o Mopocem (Movimento por uma Ceilândia Melhor), o Comitê Popular Pe Antônio, a Comdema (Comissão de Defesa do Meio Ambiente de Ceilândia), o Conseg Sol Nascente foram os organizadores dos eventos e receberam o apoio da Administração de Ceilândia, da Novacap e do SLU.


Por que a Lagoinha precisa virar um parque?

A Lagoinha não é apenas um espaço verde — é um ecossistema vital para Ceilândia e região. Sua preservação como Unidade de Conservação traz benefícios que vão muito além da paisagem:

· Proteção da biodiversidade: abriga espécies raras e endêmicas do Cerrado;

· Conservação dos recursos hídricos: protege nascentes e ajuda no equilíbrio do ciclo da água;

· Educação ambiental: espaço ideal para conscientizar crianças e adultos;

· Espaço de convivência da comunidade local: oferece espaço para atividades recreativas e comunitárias;

E assim seguimos, de muda em muda, de ação em ação, porque todo dia é dia de plantar — não apenas árvores, mas também esperança, consciência e um futuro mais verde para todos.

Junte-se a nós. A luta pelo meio ambiente é coletiva, e Ceilândia está plantando o amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo dia é Dia de Plantar: Movimento Popular e Ambiental Transforma Espaços Públicos com Plantio do Cerrado

No 7 de dezembro de 2025, o movimento popular e ambiental de Ceilândia realizou uma ação  plantio de mais de 150 mudas nativas do Cerrado na...