No dia 28 de julho, o Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia reiniciou suas atividades nas oito turmas de alfabetização para jovens, adultos e idosos. A retomada marca a fase final de dois projetos em andamento na instituição: Linguagem do Cinema e Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos e Cine Popular e Alfabetização de Jovens e Adultos. As turmas estão distribuídas entre Ceilândia e Sol Nascente, fortalecendo o acesso à educação nessas comunidades.
Além das aulas de alfabetização, foi retomada a formação continuada dos educadores, com encontros mensais (três vezes ao mês) para discutir aspectos teóricos e práticos da metodologia aplicada.
Atualmente, os alfabetizandos estão concluindo seu processo de aprendizagem, e quatro turmas estão produzindo curtas-metragens que retratam suas histórias de vida e experiências nos territórios onde vivem. Os projetos se encerram no início de outubro, e no dia 18 de outubro será realizada a formatura dos alfabetizados, celebrando essa importante conquista na vida dos nossos educandos.
O trabalho do Centro Paulo Freire reforça o poder da educação como ferramenta de transformação social, integrando alfabetização e expressão cultural por meio do cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário