No período de 03/06 a 12/06/25, foram realizadas quatro (4) oficinas de roteiro para produção coletiva de curtas-metragens nas turmas do projeto “Linguagem do Cinema na Alfabetização de Jovens e Adultos”, com recursos da Secretaria de Cultura Criativa - GDF, com execução da Artecei Produções e realização do Cepafre, envolvendo as turmas das seguintes educadoras:
- Glória de F. Fonseca, terça-feira (03/06), às 19h, no CEF 34 do Setor “O” - Ceilândia Norte;
Lucilene Barbosa Gomes, quinta-feira (05/06), às 19h30, no CAIC Bernardo Sayão – Ceilândia Sul;
Márcia Ferreira Passos, terça-feira (10/06), às 19h, no CEM 12 – S. “P”. Norte;
Ana Cláudia Lopes da Silva, quinta-feira (12/06), às 19h30, na E.C. 47, Setor “P.” Sul.
O técnico de cinema Lucas Viana Silva, fotógrafo de profissão, foi responsável por desenvolver a metodologia com educandos e educandas. Acompanharam Lucas Viana, Alanna Valente (social mídia) que realizou os registros fotográficos e vídeos dos trabalhos nas turmas, a coordenadora pedagógica Adriana Dias de Freitas e de Madalena Tôrres, integrante da Diretoria do Cepafre, presente na última oficina da Escola Classe 47, na noite de 12/6.
Nos primeiros encontros com as turmas, Lucas Viana desenvolveu algumas atividades, solicitando aos alfabetizandos(as) que fizessem um depoimento sobre suas vidas, relatando o nome, idade, onde moram, cidade natal, ano de chegada no DF, quantidade de filhos, no que trabalham ou trabalharam e como estão sendo as experiências de cada um, na alfabetização de jovens e adultos. Em seguida, pediu que em uma única palavra expressassem as suas impressões em relação aos depoimentos dos colegas.
Os alfabetizandos expressaram várias palavras, tais como: esperança, sonho, amor, alegria, emoção, solidariedade, respeito, oportunidade, memória, conhecimento, família, estudo, realização, socialização, realidade e experiências.
Em seguida, Lucas apresentou várias letras de tamanho grande e em caixa alta sobre o chão da sala, para que os alfabetizandos(as) formassem as palavras mencionadas por eles(as). Algumas palavras foram difíceis de formar.
Na última atividade das três oficinas antecedentes, Lucas Viana mostrou as câmeras e a importância delas e disse aos alfabetizandos(as) que o testemunho de vida de cada um, já se constituía numa história de vida, num roteiro.
Ensinou como utilizar a câmera para fotografar, pedindo que a manuseassem e fotografassem uns aos outros.
Na última oficina de quinta-feira (12/06), na E.C. 47, com o tempo meio nublado, os alfabetizandos se atrasaram um pouco com medo da chuva, mas chegaram e foram lanchar.
Em seguida, Lucas propôs uma dinâmica, que escolhessem um colega e jogassem uma bolinha de papel, quem a recebesse, falaria um pouco de suas vidas, contaria os motivos pelos quais vieram morar no DF, porquê se decidirem estudar depois de adultos, isto conforme já havia realizado nas turmas anteriores.
Depois de ouvir os relatos, o ponto comum nessa turma, é que a maioria é nordestina, com destaque para o Maranhão e a Paraíba.
No sentido de concluir o trabalho, Lucas sugeriu uma avaliação com as expressões: “que tal”, para recomendarem alguma mudança; “que pena”, para falarem do que não gostaram e “que bom”, para indicarem o que foi interessante. Expressaram as palavras que avaliaram significativas, a partir dos depoimentos de cada um, tais como: companheirismo, amizade, cuidado, família, filhos, Deus, fé, perseverança, persistência, coragem, conhecimento, estudo, amor e afeto, sendo que, algumas palavras coincidiram com vocábulos de outras turmas.
Concluindo, a equipe agradeceu à turma e combinou que a próxima oficina poderá começar mais cedo, pois não deu tempo de manusearem as câmeras e fazerem fotos.
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