Na noite de 28 de fevereiro de 2025 (sexta-feira), às 19h, ocorreu mais um encontro de formação continuada para alfabetizadores de jovens, adultos e idosos. Estavam presentes alfabetizadores e coordenadores do CEPAFRE.
O tema central da formação foi o Mês da Mulher. A coordenadora Suhellem Brasil trouxe alguns vídeos para serem assistidos e, em seguida, propôs a construção de roteiros com perguntas para debate nos círculos de cultura. Os vídeos apresentados foram: O Sonho Possível, Carolina Maria de Jesus, Maria Quitéria, Dandara e Criação da Ceilândia.
Após a exibição dos vídeos, os alfabetizadores participaram de um debate. A alfabetizadora Lucilene destacou que a violência contra a mulher no Brasil ainda é alarmante. A coordenadora Adriana Dias apontou que, muitas vezes, as medidas protetivas não são suficientes para garantir a segurança das mulheres. A alfabetizadora Ana Clara comentou que, em alguns casos, as mulheres precisam mudar de cidade para preservar suas vidas. Já a alfabetizadora Ana Cláudia ressaltou que um dos motivos para a predominância feminina nas turmas de alfabetização é o fato de muitas terem sido impedidas de estudar, seja pelo pai ou pelo marido.
Em seguida, o presidente do CEPAFRE, Pedro Lacerda, falou sobre o andamento de algumas questões relacionadas aos projetos, abordando temas como a bolsa, os equipamentos e o lanche. Logo após, os alfabetizadores discutiram o progresso dos círculos de cultura.
A coordenadora Adriana Dias reforçou a necessidade de intensificar a busca ativa, pois o número de alfabetizandos ainda precisa crescer.
A formação foi concluída às 21h45, deixando reflexões importantes sobre a educação e a realidade das mulheres no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário