Na noite de 13/09/2024 (sexta-feira), às 19h, iniciou-se mais um encontro de formação continuada sob a coordenação do professor Erlando Rêses da Faculdade de Educação do Projeto de Extensão de Formação Continuada para Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Polo de Extensão de Ceilândia/DEX/UnB, em parceria com o Cepafre.
A formação continuada deu início às 19h15min, com a socialização do lanche. Às 19h30min, foram apresentados alguns informes sobre a importância da participação nas formações para garantir uma carga horária satisfatória na certificação. Em seguida, a coordenadora Adriana pediu que os grupos responsáveis pela apresentação dos capítulos da obra "Pedagogia da Autonomia" se reunissem para concluir a metodologia a ser utilizada na apresentação de cada capítulo.
O grupo responsável pela introdução do livro vai apresentar utilizando slides, onde descreve, segundo Paulo Freire, as exigências da ação educativa crítica, o papel dos educadores e educadoras nesse processo, o discurso das ações pedagógicas e a compreensão da educação como mecanismo de libertação.
O grupo responsável pelo capítulo 1 fala sobre a rigorosidade que exige o processo de ensinar, a importância de ser um professor crítico, pesquisador, ético e o respeito aos saberes dos educandos e à identidade cultural dos sujeitos. No capítulo 2, o grupo vai expor que o processo de ensinar não é transferir conhecimento; a prática educativa exige respeito à autonomia do ser do educando. Ensinar exige bom senso, humildade e tolerância.
No capítulo 3, os componentes descrevem o comprometimento das práticas docentes, a compreensão de que a educação é uma forma de intervenção no mundo e que essa ação exige uma tomada de decisão consciente. Ensinar implica reconhecer que a educação é ideologia.
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