segunda-feira, 22 de julho de 2024

Formação continuada do curso de Formação Inicial para Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 19/07/2024

Na noite de sexta-feira (19/07/2024), às 19h15min, iniciou-se mais um encontro de formação continuada sob a coordenação do professor Erlando Rêses da Faculdade de Educação do Projeto de Extensão de Formação Continuada para Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Polo de Extensão de Ceilândia/DEX/UnB, em parceria com o Cepafre.

Durante o encontro, foi convidada a professora Hélia Mara Monte dos Santos que desenvolveu o tema da "Consciência Fonológica". Após um intervalo para lanche, o encontro foi retomado às 19h25min, quando os participantes e convidados começaram suas apresentações. Em seguida, a palestrante Hélia compartilhou uma história emocionante sobre uma menina em situação de vulnerabilidade que recebeu um vestido azul de sua professora. Este gesto não só impactou os pais da menina ao verem-na tão bonita com o vestido, mas também ajudou gradualmente a melhorar sua situação de vida, tocando profundamente as pessoas que testemunharam o encontro.



Posteriormente, Hélia introduziu o conceito de consciência fonológica, explicando que fonema é a menor unidade sonora de uma língua, cujos sons articulados e combinados formam sílabas, palavras e frases na comunicação oral. Ela destacou que a consciência fonêmica envolve a habilidade de detectar, misturar, segmentar e manipular os sons individuais das palavras. Para desenvolver essa consciência fonêmica, é fundamental compreender as sílabas e seus componentes sonoros.

Além disso, a palestrante abordou o conceito de grafema, que são letras individuais que representam esses sons elementares. Por exemplo, a palavra "casa" contém os grafemas "c", "a", "s" e "a", correspondendo aos sons "k", "a", "s" e "a". Hélia esclareceu que cada letra representa um grafema e discutiu como esses grafemas se combinam para formar as palavras.

A palestra também abordou a consciência silábica, que engloba a habilidade de manipular sílabas para criar novas palavras. Essa competência requer um entendimento prévio da estrutura das sílabas, que são constituídas por diferentes sons.

A consciência fonológica é uma habilidade metalinguística abrangente que inclui a capacidade de identificar e manipular intencionalmente unidades da linguagem oral, como palavras e sílabas, além de reconhecer aliterações e rimas. É importante destacar que a consciência fonológica é uma habilidade intrínseca e não um método específico.

Com o objetivo de auxiliar os alfabetizandos a aprimorarem sua compreensão e domínio da escrita alfabética, é considerado prioritário capacitá-los a:

    • Segmentar palavras em suas sílabas;

    • Contar as sílabas de palavras faladas;

    • Identificar qual das duas palavras é maior em número de sílabas;

    • Produzir uma palavra que comece com uma determinada sílaba;

    • Reconhecer palavras que rimam;

    • Produzir uma palavra que rime com outra;

    • Identificar palavras que começam com um fonema específico.

Posteriormente, foi realizada uma dinâmica com uma brincadeira de rimas, na qual os participantes deveriam completar a frase "estou navegando com barquinho...". Essa atividade envolveu o público de forma bastante divertida.

No encerramento, foram avaliadas diversas impressões sobre a palestra, utilizando palavras como "importante", "esperança", "gratidão", "transformador", "criatividade", "dinâmica" e "fundamental", entre outras.

Nos momentos finais, a coordenadora Madalena enfatizou a importância da busca ativa e solicitou atualizações sobre o progresso de cada alfabetizador. Foram compartilhados resultados individuais, como  o aumento  de alfabetizandos nas turmas por alguns participantes, enquanto outros se comprometeram a iniciar a busca ativa em locais movimentados. Madalena solicitou que cada alfabetizador enviasse suas estratégias de busca ativa até terça-feira seguinte. Além disso, alguns participantes se voluntariaram para auxiliar na formação das turmas.



Por fim, a palestrante Hélia presenteou cada participante com uma lembrança simbólica, um vestido azul, encerrando o encontro de maneira memorável.


Encerramento 21:50

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