segunda-feira, 17 de junho de 2024

Formação continuada do curso de Formação Inicial para Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 14/06/2024

Na noite de sexta-feira (14/06/2024), às 19h15min, iniciou-se mais um encontro encontro de formação continuada sob a coordenação do professor Erlando Rêses da Faculdade de Educação do Projeto de Extensão de Formação Continuada para Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Polo de Extensão de Ceilândia/DEX/UnB, em parceria com o Cepafre.
No primeiro momento, o professor George Duarte, do projeto “Mala do Livro”, apresentou-se aos cursistas e explicou sobre sua participação no projeto. Além disso, informou que uma mala contendo obras do Paulo Freire será entregue ao Cepafre para uso da entidade e dos interessados.
Logo após, Madalena conduziu uma dinâmica na qual cada presente trouxe uma frase de Paulo Freire para discussão. Suhelem Brasil trouxe a seguinte frase: "Não há educação sem amor. O amor implica luta contra o egoísmo. Quem não é capaz de amar os seres inacabados não pode educar. Não há educação imposta, como não há amor imposto. Quem não ama não compreende o próximo, não o respeita. Não há educação do medo. Nada se pode temer da educação quando se ama." Márcia Ferreira: "Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão." Lucilene Barbosa: "Nenhuma pedagogia que seja verdadeiramente libertadora pode permanecer distante do oprimido, tratando-os como infelizes e apresentando-os aos seus modelos de emulação entre os opressores. Os oprimidos devem ser o seu próprio exemplo na luta pela sua redenção." Ana Cláudia Lopes: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Cibele Maria: "A necessidade que temos, educadores e educandos, de ler sempre e seriamente os clássicos neste ou naquele campo do saber, de nos adentrarmos nos textos, de criar uma disciplina intelectual, sem a qual inviabilizamos a nossa prática enquanto professores e estudantes." Magnólia Moura: "Não há saber mais ou menos: há saberes diferentes." Carlos Eduardo: Não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.

Às 19h35min, todos foram para o lanche coletivo.
No segundo momento, o ex cursista Neuvan Lucas apresentou-se à turma e explicou o motivo de sua participação novamente na formação continuada.
Em seguida, foi realizada a leitura da entrevista intitulada “Uso de celulares na alfabetização de adultos melhora a autoestima…”, com o professor de matemática José Luís Poli, sobre seu projeto de inclusão digital na alfabetização de jovens e adultos, publicado na página do UOL, em 25/10/2012, disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2012/10/25/uso-de-celulares-na-alfabetizacao-de-adultos-melhora-autoestima-afirma-matematico.
Madalena questionou os cursistas sobre suas opiniões a respeito da entrevista com o professor, ou seja, pontos positivos e ponderações. Seguindo o fluxo da atividade, cada cursista expôs suas opiniões sobre o texto e o trabalho do matemático e, por unanimidade, acharam rico e inclusivo o trabalho do professor.
Após o debate, a coordenadora relatou a experiência de uma ex-alfabetizadora com o uso de celulares em seu círculo de cultura, destacando a importância da inclusão digital na alfabetização de jovens, adultos e idosos. Informou também que o Cepafre recebeu três notebooks do Ministério das Comunicações (Mcom). Em seguida, Madalena perguntou aos cursistas se algum deles teria interesse em abrir uma turma de alfabetização a partir do mês de agosto. Ana Cláudia, Goete e Lucilene demonstraram interesse e receberam uma pasta com 25 fichas de matrícula do alfabetizando, que foi distribuída e lida com também com todo grupo. Madalena explicou como deve ser feito o preenchimento. Após a explicação, foram esclarecidas as dúvidas dos cursistas a respeito do processo de “busca ativa”.
O encontro encerrou-se às 21h10min.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formação continuada do curso de Formação Inicial para Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 13/09/2024

Na noite de  13/09/2024 (sexta-feira), às 19h, iniciou-se mais um encontro de formação continuada sob a coordenação do professor Erlando Rês...