segunda-feira, 10 de junho de 2024

Formação continuada do curso de Formação Inicial para Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 07/06/2024

Na noite de sexta-feira (07/06/2024), às 19h20min, inciou-se mais uma noite de encontro de formação continuada sob a coordenação do professor Erlando Rêses da Faculdade de Educação do Projeto de Extensão de Formação Continuada para Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Polo de Extensão de Ceilândia/DEX/UnB, em parceria com o Cepafre.
O encontro começou com a organização dos capítulos do livro “Pedagogia da Autonomia”, que são três. Foram formados quatro grupos para a discussão: um para a introdução e os outros três para cada capítulo. Durante o encontro, os cursistas e coordenadores compartilharam suas experiências e emoções em relação ao evento “Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA”, além de experiências pessoais relacionadas à EJA.
Dois convidados participaram: Roseli e Neuvan, ambos ex-cursistas. Madalena relatou sobre a contribuição dos convidados ao projeto. Roseli comentou sobre um jogo matemático destinado ao trabalho com alfabetizandos. Foram apresentados vários jogos: 
1. O primeiro jogo era um jogo da memória com tubinhos coloridos, usados para realizar operações matemáticas nas pontas opostas.
2. O segundo era um jogo de tartaruga adaptado, onde se jogavam dados verdes e vermelhos para avançar ou retroceder casas, trabalhando operações de adição e subtração de forma lúdica.
3. Outro jogo envolvia uma tabela com produtos do McDonald 's, onde os participantes recebiam cartas com imagens dos produtos e realizavam operações matemáticas para somar preços, promovendo a cooperação entre os participantes.


Madalena sugeriu a inclusão de materiais adicionais, como canudos, para ampliar as possibilidades de identificação de valores e operações. O cursista Goeth propôs o uso de cédulas de dinheiro de mentira para integrar no jogo “Mc Problemas”. Madalena enfatizou a importância de cooperar nos preços e a relevância da educação financeira.
Outro jogo apresentado foi o dominó de adição, onde um lado da peça mostrava o resultado e o outro a operação. Também foi apresentado um bingo de adição, no qual os alfabetizandos calculavam e marcavam números em suas cartelas. Uma rodada de bingo foi realizada com cursistas e coordenadores, cujo prêmio foi um dominó. Além disso, foi mencionado um bingo de palavras.
O último jogo consistia em quadradinhos de madeira que formavam um muro, onde cada fileira totalizava 20 pontos e os quadradinhos eram numerados.
No final, Madalena pediu aos cursistas que se organizassem em grupos para escolher jogos a serem apresentados no próximo encontro e solicitou uma pesquisa de uma frase de Paulo Freire, com a indicação do livro de origem. O encontro foi encerrado às 21h40.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formação continuada do curso de Formação Inicial para Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 13/09/2024

Na noite de  13/09/2024 (sexta-feira), às 19h, iniciou-se mais um encontro de formação continuada sob a coordenação do professor Erlando Rês...